Como estudar para Concurso Público da Receita Federal?

Publicado por Jeniffer Elaina em 02/04/2019

Estudar para concurso público da Receita Federal é uma tarefa que exige planejamento e organização. Antes de tudo, porém, é algo que requer estímulo.

Por isso, o ideal é sempre começar a sua preparação com a definição de um objetivo. Qual o cargo pretendido, e como ele poderá mudar a sua vida?

Com uma meta em mente, é mais simples manter a motivação para se dedicar aos estudos.

Qual é a função da Receita Federal?

A Receita Federal é um órgão de grande importância para o País. Ela tem como função, por exemplo, fazer a administração dos tributos internos e do comércio exterior.

É ela, também, que faz a gestão do controle aduaneiro, fornece subsídio à formulação da política tributária e aduaneira, e que auxilia na implementação de acordos internacionais em matéria tributária.

Concursos Públicos para Receita Federal

Os concursos disponíveis para a Receita Federal geralmente são direcionados a dois cargos. São eles: o de Analista Fiscal, e o de Auditor Fiscal. Os salários mensais e a estabilidade chamam a atenção dos candidatos, tanto que, em uma concorrência de 2014, foram cerca de 246,5 candidatos por vaga.

É importante dizer que grande parte dos concursos da Receita também contam com uma segunda etapa. Nela, a vida pregressa do candidato é avaliada. Apenas se aprovado neste quesito, o selecionado pode exercer suas funções.

Lista com dicas de como estudar para Receita Federal

Se o seu objetivo é um concurso do tipo, está na hora de já começar a se preparar. Acompanhe nossas dicas para estudar para concurso público da Receita Federal.

1. Escolha o tipo de curso preparatório

Na hora de estudar para concurso público da Receita Federal, você, concurseiro, poderá escolher entre dois modos básicos de preparação: por meio dos cursos presenciais ou dos cursos online.

Se o seu tempo é escasso, e você prefere gerir seu próprio ritmo, a melhor alternativa será pela preparação pela internet. Afinal, os materiais deste tipo podem ser acessados quando e onde o usuário desejar, sem a necessidade de que ele se dirija a uma sala de aula.

2. Defina um cronograma de estudos

Com o tipo de curso definido, é necessário pensar em um cronograma de estudos. Cronograma, aliás, que deve ir além do que é proposto pelas aulas preparatórias de concurso.

É necessário que, fora do curso, você se dedique mais uma ou duas horas diárias. O tempo indicado para o fim de semana é o dobro do que o que é utilizado nos dias úteis. Dessa forma, a sua prática do conteúdo será potencializada.

Haverá casos, também, em que você preferirá estudar completamente sozinho, sem nenhum curso. Esse tipo de estudo também é possível, mas irá demandar um cronograma ainda mais detalhado.

Isso porque, você não poderá se basear nas matérias vistas no curso. Pelo contrário: deverá fazer as divisões por conta própria.

Independentemente do seu modo de estudo, defina uma rotina de dedicação. Ou seja, determine por quanto tempo, e em que momento do dia você irá estudar para concurso público da Receita Federal.

Depois, divida as matérias a serem estudadas, seguindo a recomendação do curso ou por conta própria.

Tá sem tempo?  Veja como estudar para Concursos Trabalhando

O ideal é sempre distribuir as disciplinas conforme sua complexidade. Aquelas que o concurseiro possui maior dificuldade em compreender devem ser estudadas por mais tempo. As outras podem aparecer com menos frequência no cronograma.

Além disso, sempre estude, ao menos, duas matérias por dia. É importante intercalar os temas variados, para que o cérebro tenha maior facilidade em assimilá-los. Quando se dedica por um grande tempo, ininterrupto, a um mesmo assunto, o estudante corre o risco de perder a concentração.

Por tema, o tempo de dedicação ideal é de, no máximo, 90 minutos. Depois, vale fazer intervalo de 10 ou 15 minutos, e em tão se dedicar a outro material.

3. Aproveite o tempo ocioso

Não é porque o seu cronograma está bem definido, que você deve se limitar a ele. Na verdade, um bom concurseiro aproveita todos os momentos possíveis para estudar. Isso significa utilizar o intervalo do almoço, os minutos de espera no banco, o tempo da volta para casa depois do trabalho… Por isso, sempre tenha à mão materiais úteis à sua preparação.

4. Invista em materiais diversos

Outra dica importante é que você não se limite aos materiais de um curso preparatório. Para estudar para concurso público da Receita Federal, pesquise por livros e textos que possam ajudar.

Videoaulas e podcasts também costumam ser bastante úteis. Os podcasts, aliás, podem ser ouvidos durante a prática de exercícios físicos, ou enquanto você dirige.

5. Organize seu local de estudos

Estudar requer um espaço organizado e silencioso. Afinal, estes fatores auxiliam na concentração dos indivíduos. Dessa forma, para os estudos regulares, sempre prefira a sala de casa, o escritório ou uma biblioteca.

Saiba mais: Veja como melhor a memória ao estudar para Concursos

6. Elimine as distrações

Na hora de estudar para concurso público da Receita Federal, é fundamental garantir o seu foco. Assim, sempre limite o seu acesso à internet, à TV ou a estímulos externos.

Evite, também, manter o celular por perto, pois o aparelho costuma desviar facilmente a atenção. Quantas vezes você queria apenas conferir uma notificação, e perdeu vários minutos navegando no smartphone?

7. Faça provas anteriores

É sempre importante buscar por provas anteriores da Receita Federal. Eles te permitirão conhecer a linguagem e as questões mais comuns das provas, facilitando o seu exame.

Além disso, questões anteriores podem te ajudar a reconhecer áreas de maior dificuldade. Percebendo os conteúdos mais difíceis, você poderá se dedicar um pouco mais a eles.

Resolva agora: Simulados e Questões para Receita Federal

8. Dedique-se à Língua Portuguesa

As questões de Língua Portuguesa dos concursos da Receita Federal abordam diferentes temas. Por isso, é fundamental se dedicar aos estudos da disciplina.

Entre os conhecimentos cobrados estão a interpretação de texto, ortografia, verbos, regência nominal e verbal. Assim como interpretação semântica, sintaxe, conjunções, preposições, oração, significação das palavras e vários outros.

9. Reforce suas noções de Direito

É comum que conhecimentos de Direito Tributário, Direito Constitucional e Direito Administrativo sejam cobrados nos exames. Assim, busque boas referências sobre o assunto, e dedique-se!

10. Trabalhe seu Raciocínio Lógico

Nos concursos da Receita Federal, matérias variadas são tratadas como parte do Raciocínio Lógico. São elas: a Contabilidade Geral, Matemática Financeira, geometria, matrizes, tabela verdade e proposições.

Também é necessário se preparar para questões de estatística descritiva e de estatística inferencial.

Resolva também: Questões de Raciocínio Lógico com Gabarito

11. Entenda a Legislação

Legislação Aduaneira e Legislação Tributária são outros temas recorrentes. Para estudar para concurso público da Receita Federal, você pode buscar livros e videoaulas que resumem o assunto.

12. Estude matérias específicas do edital

Cada concurso possui seu próprio edital, e as regras mudam. Mudam também algumas disciplinas cobradas, que devem ser avaliadas e inseridas em seu cronograma. Algumas provas, por exemplo, poderão cobrar temas como uma Língua Estrangeira, Administração Geral e Pública, e Auditoria.

Há casos em que o edital do concurso demora certo tempo para ser divulgado, mesmo com a previsão de vagas. Se este for o caso do concurso a que você pretende concorrer, procure por editais anteriores para o mesmo cargo.

Você poderá utilizar as matérias listadas como base. Quando as regras da nova seleção forem lançadas, então, será preciso apenas adaptar seu cronograma de estudos.

13. Revise os conteúdos

Durante todo o seu estudo, é fundamental que você produza resumos sobre as matérias. Assim, de tempos em tempos, você poderá revisar as informações. Esse cuidado é interessante para que os assuntos se mantenham sempre “frescos” em sua mente.

Seguindo nossas dicas, será muito mais simples estudar para concurso público da Receita Federal. Comece já a se preparar e mude o seu futuro profissional!

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!