Assistente Administrativo: O que é, e o que faz?

Por Sumaia Santana em 25/04/2019

O cargo de assistente administrativo está presente na maioria dos concursos públicos abertos no Brasil. Mas, será que você sabe dizer exatamente o que faz esse profissional?

Hoje, você entenderá de uma vez por todas o que faz um assistente administrativo, o que estudar, as habilidades necessárias e as disciplinas mais cobradas nas provas de concursos!

O que é um assistente administrativo?

O assistente administrativo é o profissional responsável por gerenciar arquivos, elaborar e enviar documentos e correspondências, cuidar das contas da empresa, emissão de notas fiscais, fazer relatórios financeiros, assistir à área de logística e atuar no atendimento ao público, telefônico e presencial.

O profissional pode desempenhar essas atividades nas empresas públicas e privadas, escolas, lojas, hospitais e indústrias.

Perfil do assistente administrativo

As habilidades necessárias para um assistente administrativo são a concentração, saber administrar o tempo, talento com números e gostar de trabalhar com público.

Em relação à escolaridade, é preciso ter ensino médio completo e conhecimentos avançado de Pacote Office, sendo o Excel um dos aplicativos mais usados no cotidiano do assistente administrativo.

Mas, para sair na frente, você pode fazer curso Técnico em Administração, graduação em Administração de Empresas ou curso Superior Tecnológico em Administração. Falar inglês fluentemente também coloca você a frente dos outros candidatos. Veja um curso grátis de inglês.

A formação básica você ganha a média salarial do Assistente Administrativo no Brasil de R$1.616,00, mas com uma formação robusta você poderá ganhar mais do que o pico salarial de R$2.049,00.

O que estuda em cursos de assistente administrativo?

Veja só o que você estuda no curso técnico, pela grade curricular da Etec Cotia/SP:

  • 1º semestre: Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial, Cálculos Financeiros, Processos Operacionais Contábeis, Ética e Cidadania Organizacional, Aplicativos Informatizados, Linguagens, Trabalho e Tecnologia e Técnicas Organizacionais;
  • 2º semestre: Gestão de Pessoas, Legislação Empresarial, Custos e Operações Contábeis, Cálculos Estatísticos, Gestão Empreendedora e Inovação, Administração em Marketing;
  • 3º semestre: Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Econômica, Logística Empresarial e Negociação Internacional, Marketing Institucional, Gestão da Produção e de Materiais, Inglês Instrumental.

Confira agora o que você aprende no curso superior de Administração de Empresas pela grade curricular da Unip:

  • Administração Financeira, Administração do Relacionamento com o Cliente, Administração Integrada, Administração Estratégica, Administração Interdisciplinar;
  • Análise das Demonstrações Financeiras, Ciências Sociais, Comunicação e Expressão, Comportamento Humano nas Organizações, Contabilidade, Custos e Preços;
  • Direito nas Organizações, Economia e Negócios, Economia e Gestão do Setor Público, Empreendedorismo e Plano de Negócios, Elaboração e Análise de Projetos;
  • Estatística, Estatística Aplicada, Estruturas Organizacionais, Estudos Disciplinares, Evolução do Pensamento Administração;
  • Gestão de Pessoas, Gestão das Informações, Gestão de Operações Produtivas, Geopolítica, Religionalização e Integração, Gestão Mercadológica, Governança Corporativa;
  • Homem e Sociedade, Instituições de Direito, Interpretação e Produção de Textos, Liderança: Atributos e Atribuições, Matemática, Matemática Financeira, Matemática Aplicada;
  • Pesquisa Operacional, Processos Decisórios, Processos Organizacionais, Responsabilidade Social das Organizações, Tecnologias da Informação e Tópicos de Atuação Profissional.

O que estudar para passar em provas de concurso?

É um cargo que gera bastante oportunidades durante todo ano, muitos órgãos abrem edital para o cargo de assistente administrativo. Geralmente esses concursos cobram sempre a mesma base de disciplinas. 

Além de matemática e português são cobrados também nesses processos seletivos conhecimentos específicos referente ao cargo.

Selecionamos os conhecimentos específicos mais cobrados nas provas de concurso público para você ter uma base. Extraímos do edital do concurso CISVALE 2019, cuja inscrição termina em 6 de maio, confira:

  • Fundamentos da administração: conceitos, características e finalidade;
  • Funções administrativas: planejamento, organização, controle e direção;
  • Rotinas administrativas: técnicas de arquivo e protocolo;
  • Racionalização do trabalho;
  • Técnicas administrativas e organizacionais;
  • Comunicação,
  • Redação oficial;
  • Qualidade no atendimento.

Fique por dentro das últimas vagas de assistente administrativo acompanhando a nossa página de concursos públicos abertos. Resolva dezenas de simulados para assistente administrativo aqui no Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!