Técnico de Enfermagem: O que faz, Salário Médio e o que estudar?

Por Sumaia Santana em 29/04/2019

Você sabe o que faz um técnico de enfermagem? Um dos cargos mais presentes nas notícias sobre concursos públicos aqui do Gabarite desperta interesse nos concurseiros pela facilidade de entrar no mercado.

Se você tem vontade de atuar nessa área leia nosso raio-X da profissão para descobrir o que faz, quanto ganha e o que aprende no curso técnico.

O que é um Técnico de Enfermagem?

O técnico de enfermagem é o profissional responsável por fazer a triagem dos pacientes nos prontos-socorros, administrar remédios, realizar exames de laboratório e físicos, prepara os leitos para receber pacientes, analisa funções vitais, auxilia a equipe de urgência, entre outras funções.

A área da atuação são hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, casas de repouso, creches, clínicas estéticas, spas e clínicas para dependentes químicos.

Diferenças entre Técnico de Enfermagem, Auxiliar e Enfermeiro

O cargo de técnico de enfermagem está hierarquicamente abaixo do enfermeiro e acima do auxiliar. Quem trabalha como técnico de enfermagem ajuda o enfermeiro nos atendimentos e planejamentos das funções.

O auxiliar de enfermagem realiza troca de soro, faz curativos, aplica vacinas, esteriliza instrumentos cirúrgicos e preparação para exames.

O enfermeiro tem curso superior de Enfermagem e precisa ser inscrito no COREN. Ele cuida de pacientes em estado grave, ajuda nos partos, pode dar a palavra em situações onde a vida do paciente esteja em risco, monitora o trabalho dos técnicos e auxiliares.

Perfil, Escolaridade e Salário do Técnico de Enfermagem

Parece óbvio falar, mas, é bom ressaltar que é necessário gostar de trabalhar em equipe e ter jogo de cintura para agir sob pressão.

Em relação à escolaridade é exigido o curso técnico de enfermagem que pode ser feito por quem tem 18 anos e ensino médio completo. O curso tem duração de 600 horas, o equivalente a dois anos.

O currículo abrange disciplinas teóricas e práticas, como Fundamentos da Enfermagem, Anatomia e Fisiologia, Microbiologia, Relações Humanas, Enfermagem em Emergências, Enfermagem Cirúrgica, Enfermagem em Pacientes Críticos, Saúde Mental, Saúde do Idoso, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, etc.

O cargo exige registro no COREN (Conselho Regional de Enfermagem). O formado deve entrar em contato com a unidade da instituição da sua região para obter informações sobre tal procedimento.

O salário de um técnico de enfermagem em começo de carreira gira em torno dos R$1.240,00 e o pode chegar a R$2.178,00, contudo, quanto mais robusta a formação, maior o salário do profissional.

O que Estudar para Prova de Concursos?

São cobrados tópicos de Língua Portuguesa e Matemática e também conhecimentos específicos da função como Código de Ética, Sistema Único de Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Procedimentos técnicos de enfermagem, Fundamentos da enfermagem, Primeiros socorros, etc. Saia na frente e resolva provas online de Técnico de Enfermagem.

Se você estiver interessado em processos seletivos na função, fique de olho no Concurso CISVALE 2019 com inscrição até 6 de maio.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!