O que faz um Enfermeiro: Atribuições, Salário e o que Estudar?

Por Sumaia Santana em 29/04/2019

Você sabe exatamente o que faz um Enfermeiro? Esse cargo muito presente na maioria dos editais de concursos públicos noticiados aqui no Gabarite.

Você tem interesse em atuar nessa função e, mais tarde tentar um emprego público na profissão? Vamos dar um panorama do cargo: funções desempenhadas, salário, graduação e o que cai nas provas de concursos.

Qual é a função de um enfermeiro?

O Enfermeiro é o profissional que realiza procedimentos simples como curativos, medir pressão, aplicar injeções, exames preliminares aos mais complexos como assistir o paciente antes e depois de cirurgias, partos com baixo risco e resgate de vítimas em tragédias.

O enfermeiro também prepara a sala de cirurgia testando equipamentos e esterilizando instrumentos, atua na área administrativa cuidando dos prontuários dos pacientes e supervisionando os técnicos e auxiliares de enfermagem.

Além dos hospitais, clínicas (incluindo estéticas), laboratórios, casas de repouso, creches, navios e plataformas marítimas, o que vem crescendo muito é a questão do Enfermeiro Home Care.

Ela presta uma assistência domiciliar aos pacientes, dando banho, alimentando, administrando remédios e também explica aos responsáveis pelo paciente as questões relacionadas aos alimentos indicados e contraindicados, forma de prepará-los e posicionamento de travesseiros.

As outras áreas de atuação do enfermeiro pouco discutidas são a Enfermagem Forense, que lida com a investigação criminal, Gestão da qualidade, voltada para monitoramento e planejamento de normas para atendimento e uso de remédios, Gestão de projetos, área que envolve planejamento e implantação de procedimentos e a Pesquisa clínica para estudo e desenvolvimento de medicamentos e de questões genéticas.

O que é preciso para ser um enfermeiro?

Para você trabalhar como enfermeiro é preciso gosto por gente, saber manter a calma em momentos de pressão e espírito de liderança, já que vai treinar e monitorar equipes de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Sobre a escolaridade é preciso ter nível superior em Enfermagem.

A graduação dura 5 anos e tem estágio obrigatório. Algumas das disciplinas do curso são Anatomia Humana, Citologia e Embriologia, Enfermagem no Centro Cirúrgico, Farmacologia, Fisiologia Humana, Administração na Enfermagem, etc.

O enfermeiro tem a sua disposição cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado para dar robustez à sua formação.

Quanto ganha em média um enfermeiro?

A média salarial de enfermeiro aproximadamente R$3.092,00, porém, quanto mais experiência e conhecimentos técnicos e científicos, o salário pode ultrapassar os R$10 mil.

O profissional somente poderá trabalhar como enfermeiro após obter registro no COREN (Conselho Regional de Enfermagem). O formado deve entrar em contato com a unidade da instituição da sua região para obter informações sobre tal procedimento.

O que estudar para concursos de enfermeiro?

Os editais na maioria dos concursos públicos cobram Língua Portuguesa e Matemática como Conhecimentos gerais. Na lista de conhecimentos específicos da função estão:

  • Processo de trabalho em Enfermagem,
  • Gerenciamento dos serviços de Enfermagem,
  • Vigilância epidemiológica em Enfermagem,
  • Princípios da administração de medicamentos,
  • entre outros assuntos.

Veja algumas provas de concursos anteriores de enfermeiro para você ter uma base do que estudar.

Se você estiver interessado em saber como são os processos seletivos na função, fique de olho no concurso Prefeitura de Eusébio - CE 2019 com inscrição até 21 de maio.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!