Psicólogo: Funções desempenhadas, Salário e Áreas de atuação?

Publicado por Sumaia Santana em 06/05/2019

O trabalho do psicólogo consiste em estudar as nuances da personalidade humana para desvendar o que está por trás das emoções e comportamentos relatados pelos pacientes.

Para chegar às respostas dos conflitos levados ao consultório, o psicólogo usa linhas de pensamento próprias dessa ciência e também da filosofia.

As correntes psicológicas mais conhecidas são:

  • Terapia Cognitivo-Comportamental: o psicólogo trabalha em cima das ações e acontecimentos presentes para levar o paciente ao entendimento e resolução dos problemas;
  • Gestalt: a Terapia de Gestalt defende que somente com o entendimento do todo é possível entender cada nuance do ser humano;
  • Psicanálise: desenvolvida por Sigmund Freud, a psicanálise consiste na interpretação do que acontece no inconsciente. Uma das ferramentas usadas na psicanálise é associação livre, pedir ao paciente falar tudo que venha a mente sobre o tema abordado pelo profissional. Os sonhos também são matéria-prima estudada na psicanálise.

Perfil Profissional do Psicólogo

Um bom psicólogo é aquele que desde sempre gostou de escutar as pessoas e entender o que está por trás das ações, sentimentos e pensamentos alheios.

Só que além de estar disponível para escutar desabafos e buscar respostas para os comportamentos humanos, o profissional de psicologia precisa ter a capacidade de não ser uma esponja, ou seja, não absorver os problemas dos outros.

Além do que foi citado acima, o psicólogo deve gostar muito de leitura e, mais do que isso, fazer uma leitura crítica para analisar as diversas linhas de estudo psicológicas e filosóficas.

Isso significa que além da faculdade e cursos de especialização, a rotina profissional do psicólogo inclui participar de congressos e seminários.

Áreas de Atuação do Psicólogo

O trabalho do psicólogo não se resume às clínicas realizando atendimentos às crianças, adolescentes, adultos e casais. Existe um vasto leque de especialidades para o exercício da profissão. Conheça 7 áreas de atuação da psicologia:

  • Psicologia Social: voltada ao atendimento de pessoas em orfanatos, asilos e penitenciárias e também para o estudo da saúde mental da população em geral;
  • Psicologia Hospitalar: nessa área, o psicólogo cuida dos pacientes e suas famílias;
  • Psicologia Educacional: trabalha para resolver problemas que dificultam o aprendizado e também pode atuar no desenvolvimento de projetos pedagógicos;
  • Psicologia do Esporte: realiza atividades para extrair o melhor do atleta e das equipes, bem como apaziguar possíveis conflitos;
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho: o psicólogo organizacional atua na seleção de colaboradores, orienta funcionários que foram promovidos a como lidar com o novo cargo e cria iniciativas para manter a harmonia entre os funcionários;
  • Psicologia Jurídica: o trabalho dessa área da psicologia é promover avaliações psicológicas em penitenciárias, atuar em abrigos para menores e nos processos de adoção;
  • Psicologia do Trânsito: avalia o perfil psicológico de motoristas e pessoas que estão prestes a obterem habilitação, faz atividades educativas nas autoescolas e trabalha com motoristas infratores.

Formação Acadêmica e Salário

A graduação dura 5 anos. Algumas das matérias do curso de psicologia são História da Psicologia, Homem e Sociedade, Histórico do Pensamento Filosófico, Abordagens Humanistas em Psicologia, Teoria Psicanalítica, Psicologia Social.

O aluno formado somente poderá trabalhar se tiver registro no Conselho Regional de Psicologia.

A formação acadêmica do psicólogo inclui Mestrado e Doutorado. De acordo com o Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), os alunos estudam as mesmas matérias.

A diferença é que a dissertação de mestrado é um estudo sobre uma área da psicologia e a tese de doutorado é uma investigação de uma área da psicologia que gere uma nova visão sobre o assunto.

O salário do psicólogo gira em torno de R$2.327,00. Um diretor de Recursos Humanos pode ganhar mais de R$20 mil. A experiência e bagagem acadêmica são fatores que elevam suas chances profissionais, portanto, nunca pare de estudar!

O que Estudar para Concursos de Psicólogos?

As provas de concursos públicos para psicólogos trazem questões de conhecimentos gerais sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Atualidades.

Já os conhecimentos específicos trazem questões sobre Aspectos históricos da Psicologia e também sobre as principais Teorias Psicológicas.

Resolva simulados para cargo de Psicólogo

Um dos processos seletivos abertos nesse momento que buscam selecionar psicólogos na área da educação é o concurso da Prefeitura de Nova Serrana - MG 2019 com inscrição de 25 de junho a 26 de julho.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!