O que faz um Pedagogo e o que estudar?

Por Sumaia Santana em 08/05/2019

O cargo de pedagogo vira e mexe está nos editais de concursos públicos noticiados aqui no Gabarite! Mas, você sabe o que faz um pedagogo?

Se você ainda não sabe, vai descobrir hoje! Vamos explicar como é o trabalho desse profissional da educação, falar sobre as matérias do curso de graduação e mostrar quais os conhecimentos específicos cobrados nas provas de concursos!  

O que faz um pedagogo?

O trabalho do pedagogo consiste em desenvolver e executar projetos educacionais, elaborar cronograma de conteúdos escolares, definir metodologia usada pelos professores, orientar corpo docente e alunos e gerenciar sistemas de ensino.

Para atuar como pedagogo é necessário fazer a graduação de Pedagogia com duração de quatro anos que existe no Brasil desde 1939.

Áreas de atuação do pedagogo

Além das escolas, o pedagogo pode coordenar e supervisionar trabalhos em editoras de livros didáticos, produção de aulas de cursos à distância e games educativos, nas escolas de idiomas, nos hospitais ajudando na elaboração de material educativo de saúde. 

Também na garantia de acesso à educação para pacientes internados e na produção de conteúdo educativo nas emissoras de televisão e rádio.

No âmbito do trabalho em órgãos públicos, a atuação do pedagogo acontece nas Secretarias e Conselhos municipais, estaduais e federais de educação, sistema SENAI de ensino, bibliotecas, centros de pesquisa pedagógica, conselhos tutelares e escolares e também nas Secretarias municipais e estaduais de saúde e de justiça.

Pedagogo pode trabalhar como professor?

Sim, o pedagogo pode dar aula, desde que a graduação seja na modalidade licenciatura. Caso o pedagogo queira trabalhar como professor, ele pode lecionar na Educação Infantil,  no 1º ao 5º anos da Educação Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Profissional de Neuropsicopedagogia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPq), a Neuropsicopedagogia estuda o sistema nervoso, o comportamento e o aprendizado.

O trabalho desse profissional consiste em diagnosticar problemas de aprendizagem e tratá-los para que o indivíduo consiga se integrar social e educacionalmente.

As áreas de atuação do neuropsicopedagogo dependem da especialidade do profissional. Se ele for da área clínica poderá trabalhar com atendimentos individuais nos postos de saúde e centros de atendimento social.

A especialização instituição permite o atendimento coletivo nas escolas, universidades e instituições do terceiro setor. Já o neuropsicopedagogo hospitalar atua em ambulatórios, com pacientes internados, brinquedotecas e oficinas.

Formação acadêmica

Ciências Sociais, Educação Inclusiva, Psicologia, Filosofia, Filosofia da Educação são algumas das matérias do curso de pedagogia. O curso há estágio supervisionado obrigatório e realização de Trabalho de Conclusão de Curso.

Para expandir a formação acadêmica, o profissional pode fazer pós-graduação, mestrado e doutorado. Veja algumas das possibilidades em cada modalidade:

  • Pós-Graduação em Pedagogia: Educação Infantil, Pedagogia Social, Docência do Ensino Superior, Gestão Escolar, Sociologia da Infância e Educação Infantil, Educação Especial e Inclusiva, Sociologia da Educação e Cultura, Pedagogia Empresarial e Educação Coletiva, Docência em Metodologia Matemática, Pedagogia Hospitalar;
  • Mestrado e Doutorado em Pedagogia: Psicologia da Educação, História, Política e Sociedade, Educação Matemática.

O que estudar para concursos de pedagogo?

Os editais de concursos públicos trazem na lista de conhecimentos gerais tópicos de Língua Portuguesa, Matemática, Informática, História e Legislação municipal.

Já os conhecimentos específicos contemplam assuntos como Fundamentos da Educação, Gestão educacional, Bases psicológicas da aprendizagem, entre outros. 

Estude para concursos de pedagogia:

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!