O que faz uma Recepcionista: Sabe o que estudar?

Publicado por Sumaia Santana em 09/05/2019

A presença de uma recepcionista é constante em nossas vidas, inclusive nas instituições públicas. A importância dela é tanta que há vários concursos públicos com vagas para essa função.

Mas, você sabe o que faz uma recepcionista? As funções vão além de apenas recepcionar e direcionar os visitantes. Fique aqui para descobrir!

O que faz uma recepcionista?

De forma bem resumida, as funções desempenhadas pela recepcionista são o atendimento e orientação público de forma presencial e telefônica.

A recepcionista pode trabalhar em empresas públicas e privadas, hospitais, laboratórios, hotéis, escolas, academias, aeroportos e eventos.

O trabalho da recepcionista, independentemente do local é atender e direcionar ligações, transmitir recados, receber e distribuir correspondências e encomendas, arquivamento de documentos, controlar o uso e comprar materiais de escritório e limpeza.

Recepcionista de hotel e de consultórios médicos

O trabalho do recepcionista de hotel possui algumas especificidades. No hotel, o recepcionista faz o check-in e check-out dos hóspedes, faz reservas e cancelamentos, descreve as instalações do local, além de informar as melhores opções de compras e meios de transporte.

Em alguns hotéis, existem as figuras do concierge, o recepcionista responsável por indicar, comprar ingressos e fazer reservas shows, restaurantes, baladas e museus.

Já a recepcionista de consultório médico é a pessoa que recebe os pacientes, faz cadastros, informa horários disponíveis para consultas, recebe fornecedores e encomendas.

Você pode pensar que recepcionista e secretária de consultório são a mesma coisa, mas não são.

A diferença entre recepcionista e secretária de consultório é que a recepcionista atende o público e a secretária administra a agenda do médico e filtra o que chegará a ele para otimizar o tempo do médico.

Os laboratórios também possuem recepcionistas em seus quadros.

A função nesses locais é recepcionar e orientar pacientes, abrir fichas, solicitar autorizações para os planos de saúde, levar os pacientes até os locais de exame e também reabastecer salas de procedimentos. Os laboratórios possuem ainda recepcionistas apenas para a impressão e entrega de exames.

Escolaridade exigida e salário

A maioria das vagas para recepcionista em concursos públicos e nas empresas privadas exige Ensino Médio completo, conhecimentos de Pacote Office e de ramais telefônicos. Porém, para algumas vagas o candidato precisa ter inglês fluente, principalmente nos hotéis.

Para ganhar mais do que a média salarial de R$1.260,00 é necessário investir em capacitação profissional e fazer cursos avançados de informática, estudar rotinas administrativas e cursos de redação para não decepcionar na hora de redigir algo para o chefe.

Já para os recepcionistas de hotel, os cursos indicados são os relacionados à administração, marketing, turismo e, principalmente, idiomas.

O que estudar para concursos de recepcionista?

Os editais de concursos exigem Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades municipais, estaduais e federais para Conhecimentos Gerais.

Separamos alguns conteúdos aqui do site que vai ajudar você de forma mais prática a descobrir quais matérias caem em provas de concursos e começar a estudar para o cargo de recepcionista. Veja:

Já em Conhecimentos Específicos os assuntos mais frequentes nas provas são Noções de arquivo e formas e arquivamento, Noções de administração, Administração de materiais de escritório e Redação oficial.

Trabalha na função e procura um processo seletivo na área? Fique de olho no concurso Prefeitura de Eusébio - CE 2019 com inscrição até 21 de maio e vagas para essa função.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!