O que faz um Contador e onde pode atuar?

Publicado por Sumaia Santana em 13/05/2019

O contador faz as tarefas relacionadas aos setores financeiros e econômicos de empresas públicas e privadas. O profissional também atua na assessoria contábil de pessoas físicas, realizando declaração de imposto de renda.

Dentre as funções desempenhadas pelo contador estão abertura e encerramento de empresas, folha de pagamento de funcionários, controle de fluxo de caixa, pagamento de impostos, relatórios e balanços sobre saúde financeira, responder por documentos contábeis e fazer perícias jurídicas.

O antes manual trabalho do contador, agora está facilitado graças a softwares contábeis que permitem a chamada contabilidade em tempo real, ou seja, permite que as informações contábeis sejam absorvidas imediatamente, o que evita erros de digitação e otimiza o tempo do contador que fica livre para implantar melhorias no setor.

De acordo com o blog Conta Azul, os softwares de contabilidade podem diminuir o tempo de trabalho de fechamentos contábeis em até 90%.  

Áreas de atuação do contador

Existem 6 áreas de atuação da contabilidade, conheça cada uma delas:

  1. Assessoria: a assessoria contábil é a orientação dada pelo contador a quem vai abrir uma empresa;
  2. Consultoria: orientação para melhorar os procedimentos contábeis da empresa. Aqui, o contador pode sugerir, por exemplo, a aquisição de softwares;
  3. Análise Financeira: o profissional da contabilidade controla os recursos que em e saem, aponta caminhos seguros para tomada de empréstimos e realização de investimentos;
  4.  Atuária: atuação nas áreas de seguros, previdência e capitalização/investimentos;
  5. Auditoria: dentro da empresa que o contador trabalha e também auditoria externa. Aqui, o contador analisa toda a área contábil, financeira e patrimonial da empresa para detectar falhas de procedimento, fraudes e para dar segurança para investidores;
  6. Perícia: o contador que faz perícia contábil analisa essa área quando há questões judiciais e desenvolve laudos.

Escolaridade exigida e salário do contador

O ponta pé inicial é o Curso Técnico em Contabilidade com duração de 1 ano e meio a 2 anos que pode ser feito por pessoas com ensino médio completo ou que estejam no 3º ano do ensino médio.

A grade curricular tem matérias como Contabilidade Geral, Contabilidade Financeira, Informática para Contabilidade, Legislação Tributária, etc.

A formação depende da aprovação no trabalho de conclusão de curso. O salário do técnico em contabilidade gira em torno de R$1.500,00, mas, aumenta em consequência de mais cursos complementares e experiência.

Já a graduação em Ciências Contábeis tem duração de 4 anos e tem disciplinas como Contabilidade Empresarial, Contabilidade Financeira, Contabilidade Tributária, Contabilidade Societária, Direito Tributário, Planejamento Contábil Financeiro, entre outras.

A aprovação no curso depende do trabalho de conclusão de curso. A média salarial nacional do contador é R$4.631,28, segundo a Catho.

Existem ainda os cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis.

O profissional tem a sua disposição cursos na área de Controladoria e Finanças, Gestão Contábil e Financeira, Contabilidade Internacional oferecidos por universidades públicas e particulares em todo o país.

O que estudar para concursos de contador?

O edital do concurso Prefeitura de Porto Nacional - TO 2019 com inscrição até 12 de junho traz o Conteúdo Programático da prova com tópicos sobre Língua Portuguesa, Noções de Informática, Conhecimentos Regionais do Tocantins e Legislação Municipal no campo dos Conhecimentos Gerais.

Os Conhecimentos Específicos são Orçamento Público, Contabilidade Geral, Contabilidade Pública e Técnicas de Controle.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!