O que faz um Engenheiro Civil e o que estudar?

Por Sumaia Santana em 13/05/2019

Veja também:

As funções do engenheiro civil são a realização de projetos, planejamentos, fiscalização e perícia de imóveis residenciais, comerciais e públicos, vias públicas e obras de barragens, sistema de abastecimento e tratamento de esgoto.

Faz parte do trabalho do engenheiro civil verificar se o solo está em ordem para receber a construção, se a região tem muito vento, qual a temperatura, determinar como serão e quais produtos usados nas instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, supervisionar trabalho dos funcionários, cuidar do orçamento e zelar pela segurança.

O profissional também está apto para a construção de aeroportos, mas, caso o aspirante tenha pretensão de trabalhar no setor aéreo, pode fazer a graduação em Engenharia Civil Aeronáutica para, além de projetar aeroportos e heliportos, também fazer o gerenciamento do tráfego aéreo.

Diferença entre engenheiro civil e arquiteto

Ambos trabalham com a realização de projetos de obras, porém, o arquiteto também possui preocupação estética e paisagística.

O arquiteto trabalha no desenvolvimento de praças e demais espaços públicos e ainda em projetos urbanísticos, que é o planejamento de bairros e cidades.

As matérias da graduação em Arquitetura já mostra a diferença entre ela e a Engenharia Civil.

Durante os 5 anos do curso de Arquitetura, o aluno estudará Estética e História da Arte, Restauro, Desenho & Forma, além de Projetos de Urbanismo e Paisagismo. Tudo isso mais estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso.

Formação acadêmica e salário do engenheiro civil

A graduação em engenharia civil tem duração de 5 anos e tem disciplinas como Matemática, Física, Cálculos, Construção Civil, Desenho Técnico, Fundações, entre outras.

O aluno vai se deparar com as matérias da especialidade escolhida no 2º ano. A formação está condicionada a realização de estágio e trabalho de conclusão de curso.

Para trabalhar, o profissional precisa de registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). O salário de um estagiário está em R$1.165,97 e a média salarial do engenheiro formado, segundo a Catho é de R$7.334,46.

O próximo passo é a Pós-Graduação que tem cursos como Gestão de Projetos em Engenharia Civil, Gestão de Projetos na Construção, Gestão de Obras e Projetos, Sistemas Construtivos de Edificações, Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção, Gerenciamento e Empreendimento na Construção Civil.

Para quem pretende fazer Mestrado poderá seguir linhas de pesquisa voltadas para Ciência dos Materiais e Sistemas Construtivos (tecnologia de produtos e materiais).

Já o Doutorado pode seguir as linhas de Redução de Resíduos e Reciclagem e destinação de resíduos da construção civil.

O que estudar para concursos de engenheiro civil?

A maioria dos concursos públicos para engenheiro civil cobram disciplinas como:

Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Legislação Municipal e Legislação Educacional.

Conhecimentos Específicos: Planejamento, execução e planejamento de obras, Tecnologia das construções, Características e propriedades dos materiais de construção, Mecânica estrutural, entre outros.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!