Quais as funções do Técnico em Segurança do Trabalho?

Publicado por Sumaia Santana em 14/05/2019

As funções do técnico em segurança do trabalho é zelar pela saúde e segurança do trabalhador, observando as 36 normas regulamentadoras sobre saúde e segurança profissional.

Ele cria programas de conscientização sobre a importância do uso de equipamentos individuais e coletivos de segurança, dos hábitos de higiene dentro e fora do ambiente de trabalho, postura na utilização do mobiliário e tudo o mais que esteja relacionado ao bem-estar do trabalhador.

Além de implantar programas de conscientização para segurança dos empregados, o técnico em segurança do trabalho é fiscalizar as condições de trabalho para fazer relatórios, informar e cobrar melhorias aos gestores.

Preparar cursos de reciclagem e dar palestras sobre prevenção de acidentes também é trabalho do técnico em segurança do trabalho.

A lei que regulamenta a profissão de técnico de segurança do trabalho é a lei 7.410 de 27 de novembro de 1985. Essa lei também regulamenta a profissão de Engenheiro e Arquiteto em Segurança do Trabalho.

Segundo a NR 4 (Norma Regulamentadora 4) – Serviços Especializados em Engenharia e em Medicina do Trabalho, toda empresa a partir de 50 funcionários precisa ter um técnico em segurança do trabalho que deverá ser funcionário da empresa.

O profissional pode trabalhar em empresas públicas e privadas, na construção civil, indústrias, mineradoras, setor agro-industrial e hospitais e a média salarial de técnico em segurança do trabalho é R$2.645,47.

Curso técnico em segurança do trabalho

Para atuar na função é preciso ter o curso técnico com duração de 20 meses. Os cursos podem ser presenciais e à distância.

Os alunos aprendem sobre fundamentos da segurança do trabalho, riscos ergonômicos, físicos, biológicos e químicos, métodos de higiene no ambiente de trabalho, investigação de acidentes de trabalho, primeiros socorros, entre outros tópicos de segurança e saúde do trabalho.

Algumas escolas têm programas de estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso.

Existem também cursos técnicos de especialização em segurança do trabalho. Um desses é voltado para a Segurança do Trabalho na Construção Civil.

A grade curricular de um curso de segurança do trabalho na área da construção versa sobre a prevenção de acidentes com insalubridades: trabalho em altura, ruídos, choques elétricos, desabamentos, esforços repetitivos e agentes químicos.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!