Quais são as Atribuições e Salário do Agente Censitário?

Publicado por Sumaia Santana em 15/05/2019

As atribuições do agente censitário são cuidar do armazenamento dos dados coletados que serão usados nos Censos, pesquisas feitas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que são o raio-X da população brasileira.

Existem várias modalidades de agente censitário e você descobrirá o trabalho desempenhado em cada uma:

O que faz o agente censitário municipal?

O agente censitário municipal trabalha junto com o agente censitário supervisor.

O trabalho do agente censitário municipal consiste em participar em reuniões com outros profissionais ligados ao censo, transferir dados para computadores, fazer procedimentos de segurança dos dados, executar o papel de supervisor na falta deste, elaborar relatórios sobre o serviço e treinar os recenseadores, os profissionais que sairão para entrevistar os cidadãos.

Atribuições do agente censitário administrativo?

As funções do agente censitário administrativo consistem em registrar, apurar e interpretar informações administrativas, elaborar relatórios e planilhas, responder pelos equipamentos eletrônicos usados, administrar o dinheiro, realizar compras e atendimento ao público de forma telefônica e presencial.

Função do agente censitário supervisor?

O agente censitário supervisor faz o planejamento e controle das tarefas executadas pelos recenseadores e prestam suporte quando eles enfrentam alguma situação que dificulte ou impeça a realização das entrevistas.

O agente censitário supervisor também elabora relatórios, transcrição de dados de coleta, treinamento, contração e desligamento de recenseadores.

Escolaridade e salário do agente censitário

É preciso ter ensino médio completo para as três modalidades. Em relação ao salário, os agentes censitários municipais e supervisores ganham R$2.000,00 e o agente censitário administrativo R$1.500,00.

O que estudar para concursos públicos?

Como haverá Censo Demográfico em 2020 o IBGE anunciou que haverá contratação de 6.100 Agentes Censitários Municipais, 23.578 Agentes Censitários Supervisores, além de outras funções.

Enquanto não trazemos a notícia sobre o concurso IBGE 2020 que tal conferir essas dicas de como estudar para prova do IBGEresolver provas de concursos anteriores do IBGE?