Reforma Protestante e Contrarreforma Católica - Resumo

Publicado por Equipe Gabarite em 16/05/2019

O que foi a Reforma Protestante?

Esta é definida como um conjunto de reformas religiosas realizadas no âmbito da Igreja Católica, no inicio do século XVI, que resultou em diversas mudanças sociais e culturais, na medida em que deslocou a hegemonia do poder da Igreja Católica que era dominante até o fim da Idade Média.

Causas da Reforma Protestante e contexto histórico:

A Igreja Católica era a instituição mais poderosa durante o período medieval, tendo em seu controle grande parte das extensões territoriais da Europa e sendo responsável pela arrecadação dos tributos feudais sobre as terras.

Entretanto, ao final da Idade Média e no inicio da Idade Moderna diversos setores da sociedade começaram a ficar insatisfeitos com as práticas realizadas por esta instituição.

Os monarcas não aprovavam mais as constantes intervenções do papa nas decisões políticas.

A burguesia que estava em processo de expansão, se encontrava indignada com a postura do clero católico, pois estes afirmavam que a busca pelo lucro e a própria estrutura do capitalismo inicial eram práticas contra os preceitos católicos.

No entanto, ainda assim a Igreja Católica mesmo condenando tal ação vendia indulgencias e relíquias com a finalidade de construir catedrais e basílicas, como a basílica de São Pedro.

O celibato também era desrespeitado por muitos padres, o que era um insulto à população católica.

Era um momento de decadência da Igreja Católica, pois esta estava gradualmente se afastando dos seus objetivos espirituais e se corrompendo com os valores materiais causando indignação e insatisfação na sociedade.

Somado aos elementos elencados a cima, nesse mesmo momento emergia uma nova corrente de pensamento que viria  fazer diversas críticas aos dogmas da Igreja, o pensamento renascentista.

Era a efervescência de um pensamento baseado na ciência, na experiência e na racionalidade contribuindo para a uma formação mais humanística e crítica da sociedade moderna.

Martinho Lutero

Diante de tais insatisfações, o monge Alemão Martinho Lutero também passou a questionar os abusos da Igreja Católica e escreveu em 1517 as suas 95 teses,  que colocou na igreja de Wittenberg.

As principais críticas de Lutero eram:

  • Defendia que a salvação do homem dependia apenas dos seus atos e de sua fé, desse modo, ele contestava a prática da Igreja Católica de compra de perdões através das indulgências.
  • Criticava o culto à imagem.
  • Condenava o celibato.
  • Apoiava a livre interpretação da Bíblia, algo que na Igreja Católica era permitido apenas ao clero.
  • Defendia a soberania do Estado frente à submissão da Igreja.
  • Defendia a existência dos sacramentos: batismo e eucaristia.

As críticas e argumentações presentes nas 95 teses deram origem a Religião Luterana.

Monumento Público de Martinho Lutero, em Wittenberg, na Alemanha.

O que foi a contrarreforma católica?

A Reforma Protestante implementada por Martinho Lutero teve como consequência a redução do número de fieis no catolicismo.

Em 1534 Inácio de Loyola fundou a ordem religiosa “Companhia de Jesus,” esta era formada por jesuítas que buscavam impedir  o protestantismo e ampliar o número de fiéis católicos.

Diante disso, o clero católico se reuniu no chamado Concílio de Trento, com o desígnio de criar estratégias para barrar o crescimento do protestantismo e assim se formaram as medidas da Contrarreforma.

Medidas da contrareforma católica:

  • A urgente catequização das colônias recém-descobertas nos outros continentes, com o objetivo de conquistar mais fiéis. Isto foi realizado no Brasil por meio dos jesuítas e da Companhia de Jesus.
  • Restaurar o Tribunal do Santo Ofício, isto é, a Inquisição, para assim punir os hereges.
  • Elaborar uma lista com os Livros Proibidos para impossibilitar a difusão de pensamentos opostos aos dogmas católicos.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!