Nutrólogo: O que faz, quanto ganha e o que estudar

Publicado por Sumaia Santana em 17/06/2019

A nutrologia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde o ano de 1978.

O nutrólogo é o médico que trata doenças causadas pela deficiência ou excesso de nutrientes, distúrbios alimentares com dietas e medicamentos e prescreve dietas para pessoas hospitalizadas.

As áreas da nutrologia são: nutrição parenteral e enteral, nutrição parental e enteral pediátrica e nutrologia, nutrologia pediátrica e nutrologia médica.

Diferenças entre nutrólogo e nutricionista

As diferenças entre nutrólogo e nutricionista na questão da formação acadêmica são que o nutrólogo é um médico de qualquer especialidade com especialização em nutrologia e o nutricionista é o profissional formado em nutrição.

Em alguns casos, o nutrólogo e o nutricionista trabalham juntos.

Já as diferenças do trabalho do nutrólogo e do nutricionista é que o nutrólogo diagnostica e trata doenças de origem nutricionais, enquanto o nutricionista analisa os hábitos nutricionais e prescreve dietas adequadas para cada indivíduo.

O que é preciso para ser um nutrólogo?

É preciso fazer seis anos de Medicina, obter o registro no Conselho Regional de Medicina e fazer dois anos de residência médica e depois a especialização.

A especialização em nutrologia dura dois anos e é dividida em módulos que abrangem Bioquímica dos alimentos, Alimentação funcional, Nutrição e Alimentação Humana, entre outras disciplinas. Realização de trabalho de conclusão de curso é obrigatória.

Quais instituições oferecem o curso?

São muitas instituições que oferecem a especialização de nutrologia no país, confira algumas delas:

  • Associação Brasileira de Nutrologia: São Paulo/SP;
  • Escola de Educação Permanente - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: São Paulo/SP;
  • UNIFESP: São Paulo/SP;
  • IPEMED - Faculdade IPEMED de Ciências Médicas: Belo Horizonte/MG;
  • POSFG: São Paulo/SP;
  • Sociedade Brasileira de Pediatria: São Paulo/SP, Porto Alegre/RS e Rio de Janeiro/RJ.

O que estuda no curso de nutrologia?

  • Nutroterapia médica;
  • Bioquímica dos alimentos;
  • Composição dos alimentos;
  • Alimentos funcionais;
  • Nutrição e Alimentação Humana;
  • Nutrição na terceira idade;
  • Importância dos alimentos lácteos;
  • Terapia de nutrição Erental;
  • Terapia de nutrição Parental;
  • Suporte nutricional para pacientes com câncer, problemas neurológicos e queimaduras.

Qual perfil do nutrólogo?

O nutrólogo precisa gostar de trabalhar em equipe, porque muitas vezes trabalhará com médicos de outras especialidades e também com o nutricionista.

O profissional ainda deverá estar em constante busca pelo aperfeiçoamento profissional para acompanhar as tendências de diagnóstico e tratamento.

Em relação às qualidades pessoais, o nutrólogo deve ter habilidade em se comunicar de maneira clara para explicar o problema e também equilíbrio emocional para lidar com possíveis resistências dos pacientes em aderir ao tratamento.

Áreas da nutrologia?

Conforme falamos no início deste texto as áreas da nutrologia são a nutrição parenteral e enteral, nutrição parental e enteral pediátrica e nutrologia, nutrologia pediátrica e nutrologia médica. Saiba o que significa cada uma delas:

  • Nutrologia Médica: área onde o nutrólogo prescreve dietas para pessoas internadas, que estejam em SPA’s e também para atletas de alta performance;
  • Nutrição Parental: dieta administrada pela veia. A nutrição parental é prescrita para pessoas com problemas intestinais, com desnutrição e com deficiência nutricional grave que estejam impossibilitados de receber alimentação via sonda;
  • Nutrição Enteral: dieta administrada via oral, sonda nasal ou sonda estomacal e/ou intestinal. A nutrição enteral é prescrita para pacientes com desnutrição, que estejam com grave deficiência nutricional, com dificuldade de absorver nutrientes ou com algum problema no trato digestivo;
  • Nutrologia Pediátrica: a nutrologia pediátrica investiga as razões pelas quais uma criança tem dificuldade para se alimentar, algo comum nos primeiros anos de vida. O nutrólogo com esta especialização cuida de questões como nutrição para o prematuro, investigação de nutrientes (ferro, zinco, cobre, cálcio, selênio e vitaminas A, B, D, E e K), intolerâncias alimentares, obesidade, entre outras.

Quanto ganha o nutrólogo?

O salário do nutrólogo é em torno de R$8.600,00 podendo chegar a mais de R$15.000,00 conforme a formação acadêmica e experiência profissional.

O que estudar para concursos de nutrólogo?

Os concursos públicos para nutrólogos geralmente trazem questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos do cargo, confira:

  • Língua Portuguesa: Interpretação de textos, Sentido figurado, Denotação e conotação, Mecanismos de coesão e coerência textual, Crase, Pontuação, Acentuação, Processos de formação das palavras, Palavras homônimas e parônimas, Flexão de número e gênero, Verbos regulares e irregulares, Tempos, modos e vozes verbais, Uso do pronome relativo, Colocação pronominal, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal;
  • Conhecimentos Específicos: Nutrologia Conceitual, Avaliação Nutricional, Terapia Nutrólogica Parental e Enteral, Distúrbios de Condutas Alimentares, Tratamento Nutroterápico Medicamentoso, Uso Terapêutico de Vitaminas, Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

Veja também: Baixe provas anteriores concurso de nutrólogo

Existe dia do nutrólogo?

O dia do nutrólogo é comemorado em 15 de setembro. A escolha da data é porque o primeiro Congresso Brasileiro de Nutrologia aconteceu no ano de 1996 em São Paulo.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!