6 dicas de como estudar para o Concurso do Detran SP?

Por Jeniffer Elaina em 01/07/2019

Veja também:

Saber como estudar para o concurso do Detran SP é o segredo para a provação. Veja o que pode fazer para ter mais conhecimento e acertar o maior número possível de questões.

Ser aprovado em um concurso é o que muita gente espera, afinal, é possível contar com uma certa estabilidade no emprego e garantir uma vaga em um mercado cada vez mais concorrido.

Quem já prestou concurso ou está se preparando sabe que não é fácil ser aprovado, pois é preciso superar muitos candidatos e conseguir uma melhor colocação.

Por conta disso, saber como estudar para concurso do Detran pode ser o grande diferencial entre conquistar a vaga ou ser reprovado.

6 dicas de como estudar para concurso do Detran SP

Se quer sair na frente e se destacar, veja algumas dicas de como aprender todo o conteúdo e sentir segurança na hora da prova.

1. Conheça bem o cargo pretendido

Busque conhecer na prática como funciona o dia a dia do cargo que está concorrendo, pois assim entenderá melhor as atividades e fará uma relação entre a teoria e a prática, o que facilita a absorção do conteúdo. 

Para isso, converse com pessoas que já ocupam a função e pesquise na internet todas as informações que encontrar.

2. Entenda quem é a banca organizadora

A banca organizadora é quem realizará o concurso e ficará responsável por algumas etapas, como criação e aplicação das provas.  Saber como estudar para o concurso do Detran requer conhecer esse órgão.

Cada organizadora costuma ter um estilo de trabalho e isso quer dizer que a prova pode variar muito conforme a escolhida.

Algumas optam por trabalhar com questões de certo ou errado, outras com alternativas de múltipla escolha e existem as que utilizam também questões dissertativas.

Conhecer o formato da prova ajuda a se preparar em relação ao grau de dificuldade das questões, tipos de perguntas que podem cair e até mesmo o nível de atenção exigido.

3. Tenha um cronograma de estudos

Se optar por aprender todo o conteúdo sozinho, terá que montar um cronograma para não se perder.

Estudar para o concurso do Detran requer tempo. Veja quais são os conteúdos exigidos e como anda a sua agenda para montar a programação, levando em conta imprevistos e um tempo adicional para a revisão.

Pode ser que precise começar a se preparar com bastante antecedência, principalmente, quando não domina os temas solicitados no edital.

4. Estude todas as disciplinas

Não importa se é legislação, português, matemática ou informática. Deverá estudar todas as disciplinas que contam no edital, mesmo que tenha muito conhecimento sobre alguma.

Na hora de montar o cronograma, dê mais foco nas que possui dificuldade, mas não deixe de separar algumas horas para as que entende bem.

Esse será o momento de fazer revisões e se certificar que realmente está preparado.

5. Faça muitos simulados e questões

Treinar é essencial para se preparar para a prova, pois saberá como devem ser as questões que podem cair e também a administrar melhor o seu tempo.

Treine respondendo a provas de concursos passados e de outros estados, assim, sempre que não souber uma questão, terá tempo de tirar dúvidas e aprender sobre o assunto.

Elabore um método para responder as questões. Pode começar pelo assunto que possui mais facilidade e pular as que está em dúvida. A dica é não perder tempo para não deixar questões em branco por falta de organização.

Teste seus conhecimentos: Resolva Simulados para o  Concurso do Detran SP

6. Fique atento as notícias e novidades

Estar atualizado sobre os acontecimentos sobre o órgão é fundamental para entender mudanças que ocorrem e, muitas vezes, compreender a legislação e outros assuntos que precisa dominar.

Fique bem informado: Concursos Abertos para o Detran SP

Focar somente em estudar apostilas para o concurso pode limitar o candidato, por isso é sempre muito importante estar atualizado com todas as notícias do Detran e fazer simulações que preparam melhor para a prova.

Essa seleção não costuma ocorrer com tanta frequência, por isso, é possível seguir essas dicas e saber como estudar para o concurso do Detran com antecedência. Assim, quando o edital for anunciado, terá vantagem em relação aos demais candidatos.

Agora que já sabe como estudar para o concurso do Detran, é só seguir as dicas e ser aprovado. Boa prova!

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!