Nas costas ou na costa: Como escrever correto?

Publicado por Jeniffer Elaina em 01/07/2019

Muitas pessoas possuem dúvidas como qual a maneira correta de se escrever essa palavra, afinal, o certo é nas costas ou na costa? Se você também tem essa dúvida e deseja saber qual a maneira correta, continue lendo este artigo.

De antemão podemos dizer que as duas maneiras de estão corretas, ou seja tanto nas costas como na costa podem ser usadas. No entanto, os significados desses dois termos completamente diferentes.

Qual a diferença entre nas costas e na costa?

Ao contrário do que muitas pessoas podem acreditar, o termo nas costas não é o plural de na costa. Ambos os termos existem e são usados para designar coisas diferentes. Como assim? Nós explicamos!

A palavra costa significa litoral, praia. Ou seja, quando usamos o termo na costa estamos nos referindo ao litoral de um país, a uma região praiana.

Já a palavra costas significa uma parte do corpo. Logo, o termo nas costas deve ser usado quando você se refere a parte posterior ao tórax.

Exemplos de uso dos termos na costa e nas costas:

  • Toda a costa nacional é banhada pelo oceano atlântico;
  • O navio naufragou na costa italiana;
  • Estou com muita dor nas costas;
  • Jaime tatuou um desenho lindo nas costas.

Afinal, por que usamos o termo costas se temos apenas uma?

Pode ser que você esteja se perguntando, por que usar o termo costas no plural se na verdade temos apenas uma. Esse questionamento é válido e a resposta vem da origem da palavra.

A palavra costas é derivada do latim costa, que significa costela. Como o ser humano possui um par de costelas com seis ossos em cada lado, o termo costa em português é usado no plural para designar a parte posterior do tórax, as costas.

Agora que você já sabe a diferença entre costa e costas e como cada termo deve ser usado, não precisa mais se preocupar com possíveis erros gramaticais.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!