Esteja ou esteje: Qual a maneira correta de escrever?

Publicado por Jeniffer Elaina em 12/07/2019

Muitas vezes nos deparamos com dúvidas comuns, principalmente quando o assunto é a nossa querida língua portuguesa. Se você está com uma dessas dúvidas e deseja saber qual a maneira correta, esteja ou esteje? Acompanhe este artigo e descubra.

Certamente, pelo menos uma vez na vida, você já parou se perguntando como se escreve ou se pronuncia essa conjugação do verbo estar. Não se preocupe, você não é a primeira pessoa a ter essa dúvida.

A língua portuguesa é extremamente rica e complexa, e quando falamos de verbos, conjugações e tempos verbais, essas dificuldades apenas aumentam.

Neste artigo, mostraremos qual a maneira correta de se escrever e dizer, uma determinada conjugação do verbo estar: é esteja ou esteje?

Entenda melhor o verbo estar

O verbo estar é considerado um verbo irregular, de ligação e auxiliar, transitivo direto que, quando conjugado sofre alterações radicais e terminais.

Sua conjugação pode ser feita das seguintes maneiras:

Modo

Tempo verbal

Indicativo

Presente

Pretérito imperfeito

Pretérito perfeito

Pretérito mais-que-perfeito

Futuro do presente

Futuro do pretérito

Subjuntivo

Presente

Pretérito imperfeito

Futuro

Imperativo

Imperativo afirmativo

Imperativo negativo

Infinitivo

Infinitivo pessoal

A palavra em questão neste artigo é encontrada na conjugação do verbo estar, primeira e terceira pessoa do presente do subjuntivo, ou na conjugação do imperativo, tanto no afirmativo como no negativo, na terceira pessoa do singular.

Mas afinal, o correto é Esteja ou Esteje?

A maneira correta de se pronunciar e escrever essa conjugação verbal sempre foi esteja.

Apesar de ser muito comum ouvir e ler pessoas usando a palavra esteje, quando falamos do português escrito e falado de maneira correta e culta, o ideal é sempre usar a palavra esteja.

Exemplos de uso da palavra esteja

  • Que Deus esteja sempre contigo;
  • Espero que você não esteja mentindo para mim;
  • Para que o aluno aprenda é fundamental que ele esteja atento às aulas;
  • Espero que você esteja melhor da gripe;
  • Esteja calma, pois tudo será resolvido;
  • É importante que estejamos preparados para os tempos que virão.

Agora que você sabe que a maneira correta de escrever e dizer essa palavra é esteja e não esteje, esperamos que não exista mais dúvidas sobre esse assunto!

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!