Dizer ou disser: Qual a forma correta?

Por Jeniffer Elaina em 12/07/2019

Veja também:

Estava escrevendo algo e ficou em dúvida se o correto é dizer ou disser? Saiba que ambas as formas estão corretas. Não entendeu? Então acompanhe esse artigo e entenda melhor.

A língua portuguesa constantemente causa dúvidas nas pessoas, especialmente estudantes em época de vestibular ou Enem. Tantos questionamentos são comuns, visto que contamos com um vasto vocabulário e diferentes palavras que possuem o mesmo sentido.

Como os casos dos verbos, por exemplo, uma única palavra que transmite noção de ação e que pode ser conjugada em diferentes tempos, passado, presente, futuro etc., tanto no singular como no plural.

Este é o caso do tema deste artigo dizer ou disser. Não entendeu? Então acompanhe o artigo.

Conheça melhor o verbo dizer

Originário da palavra em latim dicere, o verbo dizer é irregular e, portanto, não se encaixa em moldes fixos de conjugação. Possuindo quase sempre alterações em suas terminações e radicais também.

O verbo caracterizado como irregular, dizer é originalmente apresentado no infinitivo e denota o sentido de falar, se comunicar, passar uma informação.

Constantemente esse verbo tem seu uso confundido com a sua forma conjugada no futuro do subjuntivo, disser.

Apesar da grafia dessas palavras serem parecidas, tanto a pronúncia como o tempo do verbo indicam situações diferentes.

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido.

Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer. Ou seja, uma informação que será realmente compartilhada.

Exemplos do uso de dizer ou disser:

  • Não acredito que ele vá dizer a verdade;
  • Quando eu lhe disser tudo o que penso, você irá embora;
  • Se você disser que me ama, aceito seu pedido de casamento;
  • Quando você decidir dizer o que realmente pensa, me procure.

Outro significado para a palavra dizer

Além de ser considerado um verbo, que indica a comunicação de algo, a palavra dizer também pode ser usada como um substantivo.

Neste caso, ela tem o sentido de ditado, expressão ou sentença. Veja um exemplo de uso da palavra dizer como substantivo:

  • Existe um dizer antigo que é assim “Em boca fechada não entra mosquito!”

Mas afinal, qual é o certo, dizer ou disser?

Como dito logo no início do artigo, as duas palavras existem e podem ser usadas, contanto que empregadas de maneira correta.

Pode parecer complicado entender qual a maneira certa de fazer isso, mas se você tiver um pouco de atenção, sempre saberá quando e como essas palavras devem ser usadas.

Não se esqueça que a pronúncia dessas palavras também é diferente, assim como a escrita e o uso. Dizer, é escrito e pronunciado com ‘Z’, como ‘azar’, e disser é pronunciado com ‘SS’ como ‘dissolver’.

Depois de ler este artigo, esperamos que você tenha entendido de uma vez por todas a diferença entre dizer e disser e suas formas corretas de uso. Mas, se você é um estudante e ainda possui dúvidas, vale a pena procurar um professor para lhe explicar melhor.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!