De repente ou Derrepente: Como se escreve, qual é o certo?

Publicado por Jeniffer Elaina em 26/07/2019

Quer arrasar na redação do Enem, mas ainda tem dúvidas sobre a maneira correta de escrever alguns termos? Então acompanhe este artigo e comece descobrindo se o jeito certo é de repente ou derrepente.

Todos os anos o Enem atrai milhões de estudantes e pessoas que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior. E, assim como qualquer candidato que se preza, essas pessoas sabem que a redação do Enem tem o maior peso na pontuação final.

Se você está se preparando para essa avaliação e não quer perder nenhum pontinho na redação, precisa aprender qual a maneira certa de escrever o termo em questão neste artigo. Afinal, é de repente ou derrepente que se escreve?

Descubra se é de repente ou derrepente que se escreve

Para ter uma boa nota em uma redação, é preciso que se conheça bem a gramática e a grafia de todas as palavras utilizadas.

No entanto, mesmo as pessoas mais estudadas muitas vezes se pegam com dúvidas corriqueiras como é o caso do exemplo deste artigo.

Se você deseja a maneira certa de escrever este termo, saiba que é a forma separada, ou seja, o correto é de repente, uma vez que a palavra derrepente não existe.

Segundo o dicionário, o termo de repente é uma locução adverbial, que possui função sintática de advérbio, formado pela preposição de e o substantivo repente, esse termo significa algo súbito, inesperado.

Por que este termo é escrito separado?

A resposta para essa pergunta é que a preposição de é introdutória, ou como algumas pessoas dizem, antecedente.

Ou seja, sua função é criar uma conexão entre um termo anterior e o substantivo repente. Por isso, essas duas palavras não devem ser escritas juntas.

Exemplos para usar de repente da forma certa:

  • Estava sozinha em casa quando de repente o telefone tocou e levei um susto;
  • Então é assim? De repente você não me ama mais?;
  • De repente, ela começou a passar mal e desmaiou;
  • A tempestade começou de repente.

Agora que você já sabe qual a maneira correta de usar o termo de repente, esperamos que se sinta mais preparado para fazer uma boa redação e tirar uma nota excelente.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!