Sistema de Equações (Método da Substituição): Exercício Resolvido

Publicado por Ingrid Nunes em 29/07/2019

Os sistemas lineares são uma ferramenta importante para a resolução de problemas matemáticos que contenham mais de uma variável, ou seja, mais de uma incógnita para ser descoberta.

A sua aplicação refere-se a questões que requerem a transformação das informações cedidas no texto em equações matemáticas de forma que, quando associadas e organizadas, fornecem a solução dos problemas.

Justamente por sua importância na resolução de questões, os sistemas lineares não são apenas utilizados na Matemática, mas também na Engenharia, Física, Economia e etc.

Para resolvermos um sistema linear, podemos utilizar alguns métodos para relacionar as equações, vejamos o método da substituição:

Método da substituição

O método da substituição consiste em isolar uma das incógnitas em uma das equações para depois substituí-la na outra, afim de diminuir o número de variáveis e alcançar a resposta do problema.

Veja o exemplo:

( I )  X + Y = 10
( II ) 2 X + 3Y = 22

Nesse exemplo, por ser mais simples, isolaremos uma das incógnitas da equação I. Escolhendo a letra X para ser isolada, precisamos alternar o lado de todos os componentes para o outro lado da igualdade afim de deixar a incógnita isolada.

X = 10 – Y

Sendo assim, substituímos o valor de X na outra equação para descobrirmos o valor correspondente a X e Y.

( II ) 2 ( 10 – Y ) + 3Y = 22

Realizando a multiplicação distributiva obtemos que:

20 – 2Y + 3Y = 22
Y = 22 – 20
Y = 2

Sendo Y igual a dois, devemos substituir o valor encontrado em uma das equações para descobrimos o valor correspondente ao X.

( I ) X + Y = 10
( I ) X + 2 = 10
( I ) X = 8

Exercício resolvido método da substituição

1) João gosta muito de animais de estimação e de charadas. Certo dia um amigo perguntou-lhe quantos cachorros e quantos gatos ele tinha. Prontamente João respondeu com o seguinte enigma: “A soma do dobro do número de cachorros e do triplo do número de gatos é igual a 17. E a diferença entre o número de cachorros e de gatos é apenas 1”. Será que você consegue desvendar esse enigma e descobrir quantos cachorros e quantos gatos João possui?

Precisamos, primeiro, identificar as informações cedidas pelo texto que são importantes para a montagem das equações.

Tomando cachorros por C e gatos por G, a soma do dobro de cachorros e o triplo de gatos ser igual a 17 é:

2C + 3G = 17

E a diferença entre os dois ser 1 é igual a:

C – G = 1


( I )  2C + 3G = 17
( II ) C – G = 1

Utilizando o método da substituição na equação II e isolando o C obtemos que:

( II ) C = 1 + G

Logo, substituindo uma na outra:

2 ( 1 + G ) + 3G = 17
2 + 2G + 3G = 17
5G = 15
G = 3

( II ) C – G = 1
( II ) C – 3 = 1
( II ) C = 4

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!