Analista Bancário: O que faz, quanto ganha e o que estudar?

Publicado por Sumaia Santana em 31/07/2019

O analista bancário executa atividades burocráticas relacionadas aos produtos bancários.

As funções desempenhadas pelo analista bancário são relatórios e planilhas sobre gestão de riscos, executar e concluir empréstimos e demais operações, acompanhar transferências e quaisquer outras operações envolvendo grandes quantias e organizar e participar de reuniões, elaboração de documentos.

Este profissional também realiza análises de inflação e câmbio para basear suas tomadas de decisão.

O que é um analista bancário?

O analista bancário é um profissional de nível superior que faz relatórios e planilhas sobre inflação e câmbio, analisa fatores de risco do mercado financeiro, prepara o roteiro de reuniões e participa delas, acompanha o passo a passo de operações financeiras envolvendo grandes quantias explicando tudo para o correntista, explicar as carteiras de investimento aos usuários do banco, além de resolver pendências de cartões de crédito e cheques e redigir documentos.

O que precisa para ser analista bancário?

Para trabalhar como analista bancário precisa ter sólidos conhecimentos econômicos e financeiros, daí a necessidade de ter ensino superior completo em Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis ou Gestão Financeira.

O perfil do analista bancário contempla ainda características como habilidade em comunicação escrita e falada, organização para proteger informações, gostar de trabalhar em equipe, gostar de lidar com o público e sede de inovação para ser um profissional mais produtivo.

Existe curso para ser analista bancário?

Não! O interessado em atuar nesta função deve ter nível superior nas áreas citadas no tópico anterior e investir em cursos avançados de economia, finanças, matemática financeira, contabilidade e informática.

Para quem busca preparação para concursos públicos, nossas dicas são investir em cursos preparatórios e também nos simulados. Ao resolver simulados, você se familiariza com as provas aplicadas pelas várias bancas de concursos públicos.

Características dos cursos universitários para ser analista bancário

Já que falamos de quatro cursos exigidos para trabalhar como analista bancário, vamos mostrar algumas das disciplinas abordadas em cada um deles:

  • Administração de Empresas: Matemática, Estatística, Economia, Contabilidade, Direito, Sociologia, Informática, Logística, Marketing, Recursos Humanos, Planejamento Estratégico;
  • Economia: Matemática financeira, Estatística, Contabilidade, Estatística, Indicadores Econômicos, Mercado Financeiro e de Capitais, Economia e Gestão Pública, Direito, Sociologia, Ciências Políticas;
  • Ciências Contábeis: Contabilidade, Contabilidade financeira, Direito, Planejamento tributário, Auditoria, Perícia, Legislação Comercial, Administração, Estatística, Economia, Sociologia;
  • Gestão Financeira: Fundamentos da Gestão Financeira, Fundamentos da Administração, Economia e Mercado, Estatística Aplicada, Mercado de Capitais, Controladoria, Crédito e Cobrança, Análise de Demonstrações Financeiras.

Quanto ganha um analista bancário?

O salário do analista bancário é em torno de R$5.000,00. Mas, o valor pode chegar e até ultrapassar os R$10.000,00. Os motivos desta variação são a instituição e sua localidade, a experiência e o currículo acadêmico do profissional.

O que estudar para concursos públicos?

As provas de concursos públicos com vagas para analista bancário têm questões de Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática e Conhecimentos Bancários. Veja a relação dos assuntos abordados:

  • Língua Portuguesa: Interpretação de textos, Tipos e gêneros textuais, Coesão e coerência textual, Ortografia, Acentuação, Crase, Pronomes, Tempos e modos verbais, Classes de palavras, Relações de coordenação e subordinação;
  • Matemática: Operações (adição, subtração, multiplicação, subtração, divisão, radiciação e potenciação) com números reais, Máximo divisor comum, Mínimo múltiplo comum, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Média aritmética e geométrica, Funções, equações e inequações de 1º e 2º graus, Sistemas lineares, Análise combinatória e probabilidade, Matemática financeira;
  • Informática: Conceitos de hardware e software, Sistemas operacionais (Windows e Linux), Pacote Office, LibreOffice, Navegadores (Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox);
  • Conhecimentos Bancários: Sistema Financeiro Nacional (Banco Central do Brasil, Instituições Financeiras Oficiais Federais), Operações de crédito (Cadastro de pessoas físicas e jurídicas, Formas de tributação, Riscos da atividade bancária), Serviços bancários e financeiros (Conta corrente, Depósitos à vista e a prazo, Fundos de Investimentos, Títulos de capitalização), Aspectos jurídicos (Direito nas operações de crédito, Contratos, Cédulas e notas de crédito, Garantias).

Existe dia do analista bancário?

Não há o dia específico do analista bancário, porém, existe o dia do bancário, comemorado em todo o país no dia 28 de agosto.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!