Auxiliar Técnico de Educação: O que faz, quanto ganha e o que estudar?

Publicado por Sumaia Santana em 18/09/2019

O auxiliar técnico de educação controla horário de entrada e saída dos alunos e mantém a diretoria e professores informados sobre ocorrências com alunos.

O profissional ainda faz serviços administrativos, participa de atividades extracurriculares e pode prestar atendimento em casos de baixa gravidade. Conheça tudo sobre o cargo de auxiliar técnico de educação.

O que faz o auxiliar técnico de educação?

As principais funções auxiliar técnico de educação são relacionadas ao cotidiano dos alunos. Ele supervisiona horários de entrada e saída e tudo que acontece com os alunos.

É sua obrigação comunicar a diretoria e corpo docente informados sobre tudo que acontecer de diferente na rotina escolar.

Mas, as atribuições do auxiliar técnico vão além disso. Confira os detalhes das atividades desempenhadas pelo profissional conforme a portaria 4720/08 da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo publicada no ano de 2008:

  • Atender os alunos nos períodos onde não há acompanhamento do professor, como nos horários de entrada, saída e intervalo;
  • Atender alunos com necessidades especiais de ordem física e intelectual;
  • Fazer serviços administrativos como registrar frequência dos alunos, recebimento, arquivamento de documentos da escola e relacionados aos alunos, digitação de documentos de ordem pedagógica e recenseamento escolar;
  • Ajudar o professor nas atividades que forem determinadas pela diretoria;
  • Atendimento ao público;
  • Manutenção preventiva e corretiva de computadores e demais itens de informática;
  • Participar de atividades extracurriculares como excursões e visitas;
  • Prestar os primeiros socorros em casos de baixa complexidade e acompanhar o aluno ao ambulatório.

O que é preciso para ser auxiliar técnico de educação?

Geralmente os concursos para auxiliar técnico de educação exigem ensino médio completo, ou então, curso técnico ou profissionalizante em área equivalente. Mas, é sempre importante ler o edital para saber quais são os requisitos exigidos para o cargo.

Quais escolas oferecem o curso?

Não há curso específico para exercer a função de auxiliar técnico de educação.

O que os concurseiros interessados no cargo podem fazer é unir cursos preparatórios para concursos públicos com a prática de resolver simulados do próprio cargo ou então, cargos semelhantes.

Para sua curiosidade, os cursos preparatórios para concursos voltados para auxiliar técnico de educação abordam Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática e Legislação.

O que estudar para concursos públicos?

As provas de concursos públicos para auxiliar técnico de educação trazem questões de Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Atualidades e Legislação Municipal e Federal.

Alguns processos seletivos ainda têm Prova Dissertativa (redação) e Prova de Títulos para comprovação de escolaridade e de experiência em cargos relacionados à educação. Veja quais são os assuntos que geralmente são abordados:

  • Língua Portuguesa: Interpretação de textos literários e não literários, Sentido próprio e figurado, Sinônimos e antônimos, Estrutura e formação das palavras, Crase, Pontuação, Classes de palavras (substantivo, adjetivo, advérbio, verbo, pronome, numeral, artigo, preposição e conjunção), Colocação pronome, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal, Tempo, modos e vozes verbais;
  • Matemática: Problemas com números racionais, reais, inteiros e naturais nas formas fracionária e decimal, Regra de três simples e composta, Juros, Porcentagem, Sistema de medidas (tempo, massa, temperatura, capacidade, superfície), Sistema monetário brasileiro, Geometria Plana e Geometria Espacial, Equações de 1º e 2º grau, Inequações de 1º e 2º grau, Funções (geométrica, aritmética, exponencial, polinomiais), Leitura de gráficos e tabelas,
  • Noções de Informática: Noções de hardware e software, Noções de sistema Operacional Windows, Produção de textos, planilhas e apresentações no Pacote Office, Navegadores (Internet Explorer, Google Chrome e Firefox Mozilla), Correio eletrônico, Noções de segurança da informação (SPAM e Antispam, Cópias de segurança, Backup, Senhas, Prevenção de vírus e outros perigos, Tipos de antivírus);
  • Atualidades: Assuntos relacionados a política, educação, cultura, sociedade, meio ambiente, tecnologia que forem divulgados em mídia impressa e falada no ano de realização da prova;
  • Legislação Municipal: Lei Orgânica do Município, Publicações sobre Educação Inclusiva, Educação Infantil e Igualdade Racial;
  • Legislação Federal: Constituição Federal: Artigos 5º, 37 ao 41º, 205 a 214, 227 ao 229, Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 53 a 59 136 a 137), Diretrizes e bases da educação nacional, Convenção Internacional sobre direitos das pessoas com deficiência, Estatuto da Pessoa com Deficiência, Estatuto da Igualdade Racial.

Quanto ganha um auxiliar técnico de educação?

O salário do auxiliar técnico de educação varia conforme a cidade. No último concurso público da Prefeitura de São Paulo a remuneração foi de R$1.541,14 por jornada de 40 horas semanais.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!