O que faz o Professor de Educação Básica I e II?

Publicado por Sumaia Santana em 20/09/2019

O professor de educação básica I e II é responsável pelas aulas nas séries iniciais (1º ao 5º ano) e séries finais (6º ao 9º ano), respectivamente.

Em outras palavras, o professor de educação básica I cuida da alfabetização, enquanto o professor de educação básica II solidifica o trabalho realizado nas séries iniciais.

O cargo de professor de educação básica é um dos presentes nos concursos públicos. Saiba tudo sobre a profissão de professor de educação básica I e II.

O que é preciso para ser professor de educação básica I e II?

Os editais de concursos públicos trazem como exigências: curso normal superior com habilitação em Magistério das séries iniciais do ensino fundamental, licenciatura em Pedagogia com habilitação em Magistério das séries iniciais do ensino fundamental, ou então, Programa Especial de Formação Pedagógica Superior com qualquer nomenclatura, desde que seja com habilitação em Magistério das séries iniciais do ensino fundamental.

O Magistério é um curso de ensino médio que habilita os formados a darem aulas para séries iniciais sem a obrigatoriedade de ter ensino superior de licenciatura na área de conhecimento.

Até 1996 existiu o curso de Licenciatura Curta, também chamado de Magistério com duração de 180 horas que habilitava o formado a lecionar no ensino infantil e no ensino fundamental inicial (1ª a 4ª séries).

Quem se formava na Licenciatura Curta não era obrigado a cursar uma Licenciatura Plena. Com a extinção dos cursos de Licenciatura Curta, todo curso na área da Licenciatura passou para categoria plena.

Quem tem diploma em Licenciatura Plena pode dar aulas para ensino fundamental II (5º ao 9º anos) e também para o ensino médio.

Resumindo: para trabalhar como professor de ensino fundamental I(1ª a 5ª séries) é preciso ter nível superior em Pedagogia e para trabalhar como professor de educação básica II (6º ao 9º anos) deverá ter nível superior na disciplina pretendida.

Por exemplo, para dar aula de História, a pessoa deverá ter licenciatura nesta área e ter habilitação para séries finais.

Quais atribuições do professor de educação básica?

As funções do professor de educação básica I são conduzir o processo de alfabetização dos alunos da 1ª a 5ª séries, por meio de atividades lúdicas como brincadeiras, pinturas, desenhos e passeios.

O profissional também pode atuar na educação especial e na educação para jovens e adultos.

Já as funções do professor de educação básica II são fomentar o trabalho feito na educação básica I. Isto significa que ele irá aplicar aulas com conteúdos adequados a idade dos alunos, planejar atividades que facilitem a fixação dos assuntos e também trabalhar a motivação deles.

O que estuda no curso de pedagogia?

A maioria dos professores da educação básica I é formada em Pedagogia. É um curso bastante popular em todo o país. É possível fazer tal graduação de forma presencial, semipresencial e à distância.

Teste seus conhecimentos: Simulados Grátis de Pedagogia para Professores

Veja o resumo da grade curricular de Pedagogia:

  • Alfabetização e letramento;
  • Educação Inclusiva;
  • Jogos e Brinquedos na Infância;
  • Metodologia e prática do ensino de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências;
  • Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);
  • Política e Organização da Educação Básica.

As Licenciaturas, requisito para lecionar no ensino básico II são divididas em quatro grupos, confira:

Tipos de Licenciaturas

  1. Ciências Exatas e da Terra: Física, Informática e Matemática;
  2. Comunicação e Artes: Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Educação Artística, Música e Teatro;
  3. Ciências Humanas e Sociais: Pedagogia, Letras, Sociologia, Filosofia, História e Geografia;
  4. Ciências Biológicas: Biologia, Química, Ciências Naturais e Educação Física.

A grade curricular dos cursos de Licenciatura têm disciplinas teóricas no primeiro e segundo ano e disciplinas relacionadas à formação e ao trabalho do professor, como Fundamentos da Educação, Práticas Pedagógicas, Metodologia do Ensino, entre outras.

Independentemente da escolha, Pedagogia ou Licenciatura, o aluno fará estágio supervisionado e entregará trabalho de conclusão de curso.

Quanto ganha e o que estudar?

O salário do professor de educação básica I e II varia de R$2.700 a R$3.600.

As provas de concursos públicos trazem questões de Língua Portuguesa, Matemática, Legislação e Conhecimentos Específicos do cargo, confira:

  • Língua Portuguesa: Interpretação de texto, Sentido próprio e figurado das palavras, Pontuação, Ortografia, Acentuação, Classes de palavras (substantivo, adjetivo, advérbio, numeral, pronome, verbo, preposição e conjunção), Sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos, Colocação pronominal, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal;
  • Matemática: Resolução de problemas, Operações e propriedades dos números inteiros e números racionais, Regra de três simples e composta, Divisão proporcional, Porcentagem, Juros simples, Sistemas de medidas, Geometria, Raciocínio Lógico;
  • Legislação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Plano Nacional da Educação, Base Nacional Comum Curricular, Estatuto da Criança e do Adolescente, Capítulos da Constituição Federal relacionados à educação.

Por que dia do professor é 15 de outubro?

O dia do professor é 15 de outubro. A origem deste feriado começou porque em 15 de outubro de 1827 o imperador Dom Pedro I assinou o decreto que culminou na criação do Ensino Elementar no Brasil.

Todas as cidades, vilas e lugarejos passariam a ter as Escolas de Primeiras Letras (ensino fundamental) que ensinavam escrita, leitura, cálculos e geometria para os meninos e bordado, costura e cozinhar para as meninas.

O ponta pé inicial para que o 15 de outubro ser o dia do professor começou em 1947. Como o 2º semestre letivo era extenso (1º de junho a 15 de dezembro) o educador Samuel Becker e mais três colegas decidiram fazer uma festa para descansarem um pouco do trabalho.

A festa teve comes e bebes e Becker fez um discurso que dizia “Professor é profissão. Educador é missão”.  O decreto federal 52.682 de 14 de outubro de 1963 oficializou o dia 15 de outubro como dia do professor.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!