O que faz o Agente de Trânsito, quanto ganha e o que o que estudar?

Publicado por Sumaia Santana em 26/09/2019

O agente de trânsito fiscaliza circulação de veículos e orienta pedestres, a fim de manter a ordem e evitar colisões de veículos e atropelamentos.

Em casos de acidentes ele é responsável por solicitar sinalização para o local. Dentre as funções do agente de trânsito estão participar de atividades educativas.

O trabalho desse profissional é regido pelo Código Brasileiro de Trânsito e sua contratação é apenas por concurso público. Confira aqui tudo sobre agente de trânsito.

O que faz um agente de trânsito e suas atribuições?

O agente de trânsito faz a fiscalização, policiamento e patrulhamento ostensivo de trânsito. Isto significa que as atribuições do agente de trânsito são orientar o fluxo de veículos para evitar congestionamento e acidentes; e também orientar pedestres para que eles tenham consciência da importância de atravessaram na faixa de pedestre e quando estiverem na sua vez.

Quando acontecem acidentes, o agente de trânsito é responsável por dar o primeiro suporte às vítimas, pedir sinalização para isolar a área e minimizar os possíveis impactos que a ocorrência venha a trazer para a circulação de carros e pessoas.

O profissional também participa da elaboração de atividades educativas como palestras. Abaixo você tem um apanhado das 11 atribuições do agente de trânsito extraído do edital de um concurso público:

  1. Fiscalização e orientação sobre o comprimento das leis de trânsito;
  2. Informar a autoridade de trânsito a cerca de irregulares;
  3. Implementar desvios para organizar o trânsito;
  4. Providenciar guinchos para rebocar veículos com problemas mecânicos ou envolvidos em acidentes;
  5. Providenciar sinalização e orientar o trânsito em vias com obras;
  6. Implementar bloqueios seguindo orientações da autoridade de trânsito;
  7. Verificar condições externas e internas dos veículos;
  8. Atuar no planejamento de operações de trânsito;
  9. Participação de pesquisas para descobrir problemas de pavimentação e sinalização de trânsito;
  10. Propor instalação de aparelhagem de trânsito, como semáforos e lombadas, além de alargamento de ruas e posicionamento de ponto de ônibus;
  11. Manuseio de sistemas de informática para realização de atividades relacionadas a função.

O que é preciso para ser agente de trânsito?

Os requisitos para ser agente de trânsito é ter ensino médio completo ou superior dependendo do concurso, habilitação categoria B e conhecimentos em informática.

Do mais, as exigências são comuns a qualquer concurso público: ter idade igual ou superior a 18 anos na posse do cargo, não ter condições físicas e mentais, estar em dia com a Justiça Eleitoral e, se for homem, estar em dia com as obrigações militares.

Quais escolas oferecem o curso?

Existem cursos preparatórios presenciais e online que trazem os assuntos mais abordados de Língua Portuguesa, Informática, Legislação e Matemática.

Mas, a melhor preparação para concursos públicos é resolver simulados, ou então, provas de concursos anteriores. A vantagem de resolver simulados ou provas anteriores é que as questões são comentadas e possuem gabaritos.

É a sua oportunidade de saber onde está acertando para continuar sua preparação e descobrir onde precisa melhorar.

Quanto ganha um agente de trânsito?

O salário do agente de trânsito gira em torno de R$2.800,00. Porém, pode sofrer variações conforme a cidade e o grau de escolaridade.

O que estudar para concursos públicos?

Os concursos públicos para agente de trânsito trazem questões de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico Matemático, Legislação e Conhecimentos Específicos do cargo. Veja quais são os assuntos costumeiramente abordados nos processos seletivos:

  • Língua Portuguesa: Interpretação de texto, Dígrafos, Encontros vocálicos e consonantais, Acentuação, Crase, Pontuação, Classificação das orações, Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração, Período simples e composto, Classes de palavras (substantivo, adjetivo, numeral, advérbio, pronome), Processos de formação das palavras, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal;
  • Noções de Informática: Conhecimentos básicos de hardware e software, Windows, Navegadores (Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox), Conhecimentos de produção de textos, planilhas e apresentações no Pacote Office e LibreOffice, Conhecimentos básicos de banco de dados, Internet e intranet, Procedimentos básicos para segurança de informações;
  • Raciocínio Lógico Matemático: Sequências lógicas com figuras, letras e números, Princípios básicos de combinação e probabilidade, Princípio de regressão ou reversão Lógica (dedutiva, argumentativa e quantitativa), Conjuntos (igualdade, inclusão, pertinência e operações), Razão de três simples e composta, Geometria analítica, plana e espacial, Equações, inequações e funções de 1º e 2º grau, Sistemas lineares, Matrizes determinantes;
  • Legislação: Constituição Federal (artigos relacionados ao trânsito), Lei de Improbidade Administrativa, Estatuto dos Servidores Públicos (da cidade que realiza o concurso);
  • Conhecimentos Específicos: Código Brasileiro de Trânsito: Regras para tráfego de veículos, Sinalização de trânsito, Registro e licenciamento de automóveis, Infrações de trânsito, Punições para desobediência às leis de trânsito.

Existe dia do agente de trânsito?

O dia do agente de trânsito é comemorado em 23 de setembro. A comemoração é fruto da lei no12.821 de 5 de junho de 2013 sancionada pela então presidente Dilma Rousseff.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!