O que é a Investigação Social? Como é feita e o que reprova?

Publicado por Rafael Thomas em 24/10/2019

Muitos concursos públicos, inclusive os ligados a área de Segurança Pública (Polícia Militar, Federal, PRF, Agente Penitenciário, entre outros) possuem a fase de investigação social.

Mas você já se perguntou como é feita e como as etapas da investigação social são realizadas? Por isso, nós aqui do Gabarite vamos explicar pra você nosso caro leitor quais são os trâmites e de forma este processo funciona. 

O que reprova o candidato na investigação social? 

A investigação social tende a ver a conduta social e profissional do concurseiro. O candidato deve preencher corretamente um formulário sem mentir e nem omitir nenhuma informação que seja solicitada.

O objetivo é compreender a vida regressa e futura do funcionário público por meio de certidões de antecedentes criminais que buscam avaliar a idoneidade moral para que o aspirante exerça o cargo.

Alguns concursos, mais específicos, exigem ainda que o candidato apresente ainda o nome de autoridades que serão entrevistadas sobre a conduta de vida do concurseiro.

Mas pode ficar tranquilo, toda informação coletada é cunho sigiloso e jamais será divulgada publicamente. A etapa de investigação social não interfere na pontuação do concorrente e nem possui caráter classificatório.

Mas pode sim eliminar o candidato caso ele não cumpra com as exigências estabelecidas pelo órgão contratante, ou seja, comprovado que o mesmo possua má conduta social ele será reprovado.

Atualmente a coleta de dados está indo além da simples verificação de antecedentes criminais. Em alguns casos a vida particular do candidato e as redes sociais também são analisadas e examinadas pela banca.

Por isso, tenha muito cuidado com o que posta e compartilha. Afinal alguns posts podem acabar comprometendo a sua imagem ao invés de ajuda-lo.

Portanto evite postagens agressivas, desrespeitosas ou fotos que sejam consideradas comprometedoras. O mais indicado é ter publicado material construtivo ou sobre a carreira que candidato escolheu para prestar o concurso.

O que fazer ao ser reprovado na investigação social?

Caso seja reprovado por algum item nesta fase o candidato pode recorrer e contestar a decisão nas vias administrativa, junto a banca do concurso ou até mesmo na via judicial.

Para de fato eliminar um candidato na fase de investigação social durante o processo do concurso público a banca deve apresentar as razões que o fizeram tomar tal decisão, com explicação detalhada e sem ferir os princípios constitucionais.

Já que podemos considerar que não é possível traçar todo o perfil social de uma pessoa de forma livre. Sem contar que questões como a visão de mundo de cada um influenciam no avaliação e no julgamento.

Etapas de como é feita a investigação social?

  • Informações pessoaisrelata todos os dados do candidato e os documentos como RG, CPF, Carteira de Habilitação, nome completo, e-mails.
  • Informações Residenciais – o candidato deve relatar todos os locais em que residiu e junto a quais pessoas e familiares.
  • Informações sócio familiares – aqui o concurseiro disponibiliza informações completa sobre seus parentes de primeiro grau (pais e irmãos), tutores legais ou pessoas que não sejam seus pais.
  • Informações de cunho pessoal e familiar: aqui serão investigadas informações como tatuagens , saúde física e mental , se fuma, bebe ou é usuário de drogas ilícitas.
  • Informações judiciais e policiais: A banca investigará se existe algum processo judicial, seja como réu, indiciado, testemunha, autor ou mesmo como vítima.
  • Informações profissionais: preencher com os lugares em que esteve empregado.
  • Informações escolares: onde cursou e todos os detalhes dos ensinos fundamental, médio, técnico, superior e pós-graduação.
  •  Informações econômicas: se o candidato tem nome no SPC, já teve cheque devolvido ou qualquer outro problema de cunho econômico.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!