O que é Texto Dissertativo? Veja suas características e como fazer

Publicado por Rafael Thomas em 25/10/2019

Ele quase sempre é o mais cobrado nas provas de concursos públicos e nos vestibulares. Quase sempre tem um peso muito grande na soma das notas, ajudando candidatos a subirem ou caírem de posição nos concursos.

Por isso, a dica do Gabarite de hoje é sobre o texto dissertativo, para que você consiga também gabaritar esta parte nos concursos. Você vai ver um pouco mais sobre suas características, estrutura e como fazer.

Características e estrutura do texto dissertativo

O texto dissertativo pode ser opinativo ou argumentativo. E seu conteúdo consiste em defender um determinado ponto de vista através das informações que foram fornecidas.

Normalmente ele discute assuntos sociais relevantes como acontece no caso das provas do Enem que explora os problemas comuns do Brasil.

Para escrever um texto dissertativo ou simplesmente uma dissertação, a exposição das opiniões sobre o tema proposto deve ser feita por meio de uma argumentação lógica, coesa e coerente.

Sua estrutura também é bem rígida. Este estilo de texto é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento ou argumentação e conclusão.  Vamos agora desmembrar estes tópicos para que fique mais claro para você, nosso caro leitor.

Introdução:

Também chamada de “Tese” é o início do texto dissertativo. Nele o autor deixará claro qual será o assunto abordado no texto. Vale lembrar que é muito importante deixar a ideia central mais clara possível.

Ali o autor fará um breve resumo do que abordará nos próximos parágrafos e deixará explícita a ideia ou o ponto de vista que será defendido.

Desenvolvimento:

Também chamado de “Antítese” ou “Argumentação”. São os parágrafos intermediários do texto. Normalmente são usados dois ou três parágrafos para que se defenda as ideias mostradas na introdução.  

Neste momento o autor irá desenvolver sua linha de pensamento explicando o assunto por meio de opiniões, dados, estatísticas, fatos, exemplos a fim de que seu ponto de vista seja defendido de forma sólida e própria.

É importante ressaltar que cada ideia apresentada durante a introdução deve explanada em parágrafos distintos.

Conclusão:

Esta é a parte final do texto dissertativo, aqui o autor fechará suas ideias. A conclusão pode ser feita de duas maneiras uma é por meio da síntese do texto e a outra através da proposta de soluções.

No caso da conclusão por meio da síntese textual o autor repetirá os temas abordados durante a introdução de maneira mais rápida e resumida e concluirá afirmando a veracidade dos argumentos.

Mas se a banca exigir que a conclusão apresente uma solução, o autor deverá retomar os problemas apresentados no desenvolvimento e propor intervenções que eliminem ou diminuam aquele determinado problema.

Tipos de texto dissertativo

O texto dissertativo é dividido em dois tipos. A Dissertação Argumentativa e a Dissertação Expositiva.  No texto Dissertativo Argumentativo o objetivo é convencer e persuadir o leitor através de seu ponto de vista, argumentos, exemplos e fatos.

Já no texto Dissertativo Expositivo o foco não é convencer o leitor, mas apenas expor as teorias e ideias apresentadas.

Como fazer um bom texto dissertativo argumentativo?

Primeiro o autor deve estar atento quanto à estrutura textual que deve ser respeitada. Separando o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão como já mostramos acima.  

Além disso, é importante estar atento à norma padrão da língua portuguesa.  O autor deve estar atento para que não use gírias e que o texto mesmo sendo uma defesa de ponto de vista seja sempre escrito em terceira pessoa.

Vale lembrar que a aplicação gramatical das palavras no texto também é muito importante e por fim, o autor não deve desrespeitar normas, regras e leis que firam estatutos e direitos humanos estabelecidos pela ONU.

Veja também: Diferenças entre Textos Descritivos, Narrativos e Dissertativos

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!