Como elaborar um recurso contra gabarito de concurso? Veja um modelo!

Publicado por Sumaia Santana em 27/10/2019

É comum nos editais de concursos a existência de seções de capítulos destinadas a elaborar recursos contra resultado do gabarito, anulação de questões, resultado da prova de títulos, isenção de taxa, avaliação psicológica e física.

A ação é aparentemente simples e pode ser feita pelo candidato, mas, exige cautela. Pensando nisso, decidimos elaborar este texto para ajudar você a elaborar recurso contra gabaritos de provas de concursos.

Como elaborar recurso contra gabarito de concurso?

O recurso é um procedimento administrativo realizado pelas organizadoras de concursos quando os candidatos contestam:

  • O gabarito, consideram que a questão foi mal elaborada (digitação ou contexto),
  • Não concordam com os resultados de Prova de Títulos,
  • Provas Orais (concursos área do Direito), 
  • Isenção de taxa,
  • Avaliação Psicológica,
  • Avaliação Física e, 
  • Heteroidentificação (aplicada aos candidatos que se declaram negros, pardos ou indígenas).

Quando o recurso é contra o resultado gabarito da Prova Objetiva, o candidato deverá elaborar um recurso para cada questão. 

Geralmente os modelos de recurso contra gabarito da prova tem campos para preenchimento de dados pessoais comuns, como:

  • Nome completo, número de RG e CPF,
  • Número de inscrição,
  • Número do edital,
  • Nome do cargo,
  • Objeto e justificativa do recurso e
  • Locais para anexação de documentos para justificativa. 

Veja um modelo de recurso contra gabarito preliminar da prova disponibilizado pela banca de um concurso.

O recurso é feito por meio de formulários específicos, como visto no modelo, disponibilizados no edital do processo seletivo, ou então, por e-mail.

O prazo para o candidato entrar com recurso costuma ser de dois dias úteis após a divulgação do resultado do gabarito.

Já o resultado do pedido de recurso varia muito conforme o concurso, demorando mais se tiver a presença de vários editais no mesmo concurso.

O resultado contra ou a favor é publicado no site da organizadora do concurso. É disponibilizado um edital de resultado de recursos. Embora seja um procedimento simples de fazer, o recurso demanda cuidados.

O candidato precisa observar prazos e a metodologia contida no edital (formato de envio dos arquivos, documentação apresentada por procurador, etc.).

Como quem contesta precisa apresentar argumentos, ao entrar com recurso você também precisa ter argumentos para validar sua contestação.

Conheça 3 dicas para elaborar recursos contra gabarito

1. Não use palavras de baixo calão

A cordialidade é uma qualidade que deve estar sempre presente. Contestar um resultado de um concurso público é direito de todo candidato, porém, isso exige cuidado na escolha das palavras.

Não é preciso utilizar vocabulário rebuscado, porém, é preciso cautela. 

2. Quantidade de recursos não aumenta suas chances

Se você é um concurseiro inexperiente, não pense que encher a banca de recursos aumentará o alcance da sua voz. As bancas permitem o envio de um recurso para cada etapa. Isso é explicitado no edital.

3. Use trechos da prova

Por exemplo, se uma questão pede para classificar o termo sublinhado ou em negrito, e ele não estiver sublinhado ou negritado, você pode contestar essa questão.

Como os cadernos de questões são disponibilizados após a prova, use esse trecho para justificar sua contestação.

Como as provas de concursos são compostas por questões de múltipla escolha com apenas uma alternativa correta por questão, você também pode usar a imagem da questão com duas alternativas corretas.

Como os recursos afetam os concursos públicos?

Os recursos afetam os concursos porque se o candidato tiver razão, a classificação poderá mudar drasticamente com o gabarito após o recurso.

Mas, pode acontecer do processo seletivo perder sua validade quando ele tem 20% de questões anuladas, por exemplo. Nessa hipótese extrema, o concurso é cancelado e uma nova Prova Objetiva é marcada.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!