Concursos de Cadastro Reserva: O que é? Como funciona? Vale a pena?

Publicado por Sumaia Santana em 30/10/2019

O cadastro reserva é uma fila de espera, onde os candidatos aguardam o surgimento de vagas.

Um concurso público pode ter um número de vagas imediatas e mais um número de vagas para cadastro reserva. Mas, também há concursos somente para formação de cadastro reserva.

O que é concurso de cadastro reserva?

A razão para existir concursos com cadastro reserva é a necessidade dos órgãos públicos. Sendo assim, você nunca verá concursos com número de vagas surreal.

Os órgãos sempre analisam suas necessidades para estipular a quantidade de vagas de cadastro reserva adequado. 

Um concurso com vagas imediatas e para formação cadastro reserva significa que os candidatos aprovados nas vagas imediatas assumirão o cargo assim que forem convocados, enquanto os aprovados nas vagas de cadastro reserva terão que esperar surgirem vagas. 

As vagas surgem em razão da desistência de candidatos aprovados, aprovação de lei para criação de cargos, aposentadorias, exonerações e mortes.

O concurso pode mesclar vagas imediatas e formação de cadastro reserva, ou então, ser exclusivamente para cadastro reserva.

Quando um concurso há vagas para cadastro reserva, o prazo para o candidato ser chamado é de dois anos. 

Qual origem do cadastro reserva?

A regulamentação cadastro reserva depende se o concurso é municipal, estadual ou federal.

No caso dos concursos públicos federais, o Decreto 6944/2009 era quem regulava essa questão.

Mas, em 29 de março deste ano o Decreto 9739/19 assinado pelo presidente, Jair Bolsonaro, revogou o Decreto 6944/2009 e trouxe novas regras sobre concursos públicos, uma delas diz respeito ao cadastro reserva.

Em relação a esse assunto, o Decreto 9739/19 estabeleceu que o edital deve trazer o número de vagas e o número de candidatos aprovados.

Vale a pena prestar concurso cadastro reserva?

É uma decisão pessoal que pode ser arriscada, porque pode ser que não surja nenhuma vaga no prazo determinado pelo edital.

Porém, como a vida é algo imprevisível, vagas podem surgir e você ser chamado, caso esteja dentro da quantidade de candidatos aprovados. 

Você pode prestar concurso com vagas mesclado vagas imediatas e de cadastro reserva, ou totalmente de cadastro reserva como uma preparação para futuros concursos, para conhecer o estilo da banca e saber como você lida com prazos. 

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!