Daqui a pouco ou daqui há pouco: Como escreve?

Letícia Cunha Português, Como escreve Erramos?

Se você quer descobrir a diferença das variações do "A", e qual aplicar na frase "Daqui a pouco ou daqui há pouco?", a equipe Gabarite te ensina como escreve! Acompanhe alguns exemplos de uso.

Se você quer descobrir a diferença das variações do "A", e qual aplicar na frase "Daqui a pouco ou daqui há pouco?", a equipe Gabarite te ensina como escreve! Acompanhe alguns exemplos de uso.

Algumas palavras, por terem palavras com sons idênticos a outras, podem causar dúvidas na hora de escrevê-las. É o caso do S e Z, SS e C, e também do uso do "HÁ" ou "A", que pode ter acento crase, e um "H" antes, tornando-se "HÁ".

Como escreve: "É daqui a pouco ou daqui há pouco"?

O correto nessa sentença é daqui a pouco, assim como daqui a um minuto, daqui a uma semana, daqui a um ano, tudo que indicar futuro, tempo que ainda não ocorreu. yes

Exemplos de uso de "daqui a pouco":

  • Não fique nervosa, ele deve chegar daqui a pouco;
  • Daqui a umas semanas (daqui a pouco) vamos nos mudar para a Espanha;
  • Daqui a três dias (daqui a pouco) é meu aniversário;
  • A dor vai passar daqui a um instante (daqui a pouco), eu prometo.

Expressão "Há pouco"

A confusão pode acontecer, também, por causa da expressão "há pouco", que significa passado; pode ser substituída por "agora há pouco".

Exemplos de uso de "Há pouco":

  • Matheus está chorando, mas agora há pouco estava rindo;
  • Juliana passou aqui há pouco para pegar as chaves;
  • Mais um gol? O último foi há pouco tempo.

Esse "há", no contexto, demonstra eventos passados. Assim como se eu disser "há algum tempo, viajei para Miami" ou "há dois dias atrás, almocei na casa da minha mãe".

O há é muito confundido como se escreve, devido a ter várias formas de se escrever, como falamos no primeiro parágrafo. Agora você já sabe alguma delas.

Atenção ao usar o verbo "haver" no modo passado

Quando for usar o verbo haver no modo passado, lembre-se de não usar o "atrás" depois, pois acontecerá uma redundância.

Exemplo: em "há cinco anos atrás, eu morei aqui", o correto é dizer "eu morei aqui há cinco anos", pois o "há" já expressa tempo decorrido, então não há necessidade de dizer o "atrás".