Inbox, imbox ou in box: O que é, e como escrever?

Publicado por Rafael Thomas em 02/11/2019

Você por acaso ao enviar uma mensagem a alguém já ficou na dúvida se o correto ao escrever seria inbox, in box ou imbox? Não se espante!

A sua dúvida é mais comum do que se imagina. Isso se dá porque com o crescimento tecnológico, tudo a nossa volta tem sofrido transformações. E é claro que com a linguagem e a forma de se comunicar não seria diferente.

A tecnologia tem de fato mudado a vida das pessoas de diferentes maneiras.

Seja através das redes sociais, onde hoje é possível comunicar-se e até ser amigo de alguém que, se não fosse essa globalização dificilmente essas pessoas iriam se conhecer ou se conectar.

Porém, essa mesma rede global influencia não só as relações humanas, mas também a própria língua.

Qual é a forma correta de escrever: Inbox , imbox ou in box?

Primeiro vamos explicar o que é esse tal inbox. Trata-se de uma mensagem direta de forma privada utilizada nas redes sociais por dois ou mais usuários.

Você pode mandar mensagens inbox através do Messenger do Facebook, do Direct do Instagram, através de chats, hangout, etc.

Ao enviar uma mensagem privada para outra pessoa a forma correta de dizer é inbox.

Talvez você possa achar estranho porque quando você estudou no primário, aprendeu que era obrigatório usar a letra “m” antes de “p” e “b”.

De fato essa regra é real. Mas ela só se aplica a palavras da língua portuguesa.

Como a palavra inbox é um estrangeirismo, ou seja, uma palavra importada de outra língua, a regra neste caso não se aplica.

A menos que haja uma nova reforma ortográfica e a palavra seja de vez incorporada como vocábulo em português, neste caso pode ser que haja alguma alteração. Mas até lá a forma correta de se escrever é inbox. 

Usar imbox com “m”ou mesmo in box de forma separada está errado e não deve ser utilizado.

O que é e de onde veio a palavra inbox?

A palavra é oriunda da língua inglesa e se for traduzida ao pé da letra seria “na caixa”. Ou seja, dando todo o sentido de privacidade que a expressão oferece.

Aliás, é para isso que a função existe.  Para dar esta característica mais intimista às mensagens trocadas. Diferente dos comentários das postagens que são abertos para leitura a outros usuários.

Veja aqui alguns exemplos de como utilizar a palavra inbox

  • Oi amiga! Te mandei uma mensagem por inbox para explicar sobre a festa de sábado.
  • Mandei uma mensagem inbox para saber quanto custa o produto.
  • Não poste isso! Mande inbox.

As importações de palavras na língua portuguesa

A nossa língua sofre transformação há muito tempo. Muitas palavras que hoje soam como nativas da nossa língua são de origem estrangeira.

Você pode até não notar, mas estas palavras estão tão comuns no nosso cotidiano que nem nos damos conta disso.

Podemos citar algumas importadas, por exemplo, do francês. Madame, garçom,  Abajur ,que foi aportuguesada do (abajour) e sutiã, que antes era escrito (soutien).

Com o crescimento da informática e da internet começamos também a importar palavras da língua inglesa.

Alguns exemplos são software, hardware, mouse, APP, abreviação de (Application), que em português usamos a mesma abreviação para denominar os aplicativos.

Temos ainda outras bem mais comuns como diet, shopping Center, drink, pop star etc.

Assim como tudo sofre transformação, esperamos ter sanado a sua dúvida com mais esta dica do Site Gabarite e que na hora de escrever para alguém, você saiba fazer esta comunicação de forma correta.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!