12 dicas para melhorar a concentração nos estudos

Publicado por Rafael Thomas em 04/11/2019

A concorrência da vida de concurseiro  ou de vestibulando não é fácil. Além das atribulações diárias é preciso manter o foco nos estudos e isso pode ser uma tarefa árdua.

A cobrança de aprovação e classificação, poucas vagas e o grande número de candidatos disputando uma vaga muitas vezes pode fazer o aspirante desanimar.

Para que isso não aconteça nós vamos te apresentar 12 dicas para conseguir se concentrar melhor nos estudos.

Mas é bom lembrar que a dificuldade é para todos. Então se souber canalizar bem a sua energia e determinação, saiba que você poderá sair bem a frente dos demais concorrentes. Lembre-se está difícil pra você e pro seu oponente também.

Existe um ditado famoso que fala que o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Por isso, se quiser vencer é preciso batalhar.

Mas nem tudo precisa ser tão sofrido e com as 12 dicas que vamos te dar e força de vontade você com certeza alcançará o seu objetivo.

Uma das maiores dificuldades para quem estuda principalmente em casa é dizer não. Muitas vezes para alcançar nossos objetivos precisamos sacrificar temporariamente muita coisa e até as pessoas que amamos.

Isso porque é em casa que estão as nossas maiores distrações. Seja com os eletroeletrônicos, familiares que nos chamam a todo tempo, cansaço do dia a dia, redes sociais, amigos, etc.

É claro que o concurseiro não precisa se tornar um eremita, mas organização do tempo, disciplina, uma comunicação clara com as pessoas a sua volta e principalmente concentração e foco farão de você um vencedor.  

Para te ajudar a vencer, nós do Gabarite vamos te dar 12 dicas para aperfeiçoar os seus estudos para você conseguir a tão sonhada aprovação.

12 Dicas para melhorar a concentração dos estudos:

1. Organização

Parece clichê, mas ela é a base de tudo. Primeiro faça uma lista de tudo. Estipule seu tempo de estudo, de descanso, e o que tira a sua atenção.

Depois de pronta pontue o que você pode afastar de vez e o que você pode se ausentar momentaneamente.

2. Fuja dos estímulos

Se o problema é o som do celular, silencie-o. Se forem as redes sociais, desinstale momentaneamente.

Se forem pessoas que te chamam a toda hora, converse com elas claramente sobre os seus objetivos e peça para que respeitem as horas que você destinou para estudar. Peça para ser interrompido só se em caso de necessidade.

3. Escolha o que deseja se dedicar

saber para que área de concurso ou para que faculdade é o seu objetivo ajuda muito na concentração. Pois assim será mais fácil traçar metas e o plano de estudo.

4. Estipule metas 

Faça suas metas semanais de estudo com horas e matérias que serão estudadas. Elas te ajudarão a focar melhor e perceber como anda o seu desempenho.

5. Horas de estudo 

Tenha suas horas de estudo bem definidas. Não importa quanto tempo você tem disponível. Mas aquele tempo precisa ser vivido intensamente.

Seja por uma hora ou oito horas por dia, dedique-se ao máximo. Importante ressaltar que as matérias devem ser respeitadas.

Se você está estudando para Direito Constitucional não é a hora de ver o que irá estudar depois em Raciocínio Lógico. Faça cada coisa de uma vez com dedicação.

6. Não estude na cama 

A cama é um lugar extremamente confortável, mas ela foi feita para dormir e não para estudar.  Mesmo que você esteja sentado, o seu cérebro estará confuso por não saber se é hora de focar ou estudar.

Opte por estudar em uma mesa e sentado, assim seu cérebro diminuirá a ideia de relaxamento.

7. Cuide das suas emoções

Pode não parecer importante, mas o nosso corpo trabalha como uma grande engrenagem. Tudo precisa estar bem atrelado para funcionar adequadamente.

A cobrança por uma aprovação já nos coloca estressados e ansiosos demais. Por isso, atenção para não descuidar da vida pessoal e da emocional e se achar que a ansiedade está te causando um mal incontrolável é aconselhável buscar ajuda profissional.

8. Respeite o seu tempo

Combater o cansaço só se for de forma saudável. Procure manter por perto uma garrafa de café, faça alongamentos periódicos a cada período de estudo, inspire e espire profundamente, levante-se e espreguice.

Essas são táticas simples e boas para uma recuperação rápida.

9. Durma bem e descanse

Uma mente descansada e tranquila se concentra com mais facilidade. Durma as horas que seu corpo precisa para descansar bem. E durante o dia tenha também momentos de descanso para recuperar o ânimo.

10. Dê-se recompensas 

Você só está estudando e isso não é um castigo. Comece a ver este momento de forma positiva.

A cada meta cumprida presenteie-se de alguma forma. Pode ser com algo que deseja comer, algo que deseja comprar, um lugar para passear no período de folga.

11. Faça atividades físicas regularmente

Estudos comprovam que as atividades físicas reduzem o estresse e melhoram a capacidade de concentração. Dedique-se pelo menos três vezes na semana.

Escolha a atividade que mais te agrada. Pode ser corrida, caminhada, musculação, natação. Não importa. Desde que seu corpo esteja em movimento.

12. Anote o que for importante

Ao estuda procure fazer anotações em cadernos, apostilas e livros. Grife o que achar importante e faça revisões periodicamente.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!