O que é prova objetiva e discursiva? Saiba as diferenças!

Publicado por Sumaia Santana em 06/11/2019

A prova objetiva é aquela que contém questões com alternativas. A prova discursiva é aquela onde o candidato desenvolve a resposta.

A provas objetivas e discursivas estão presentes nos concursos públicos, vestibulares e também no ENEM.

Aqui você entenderá o que é prova objetiva e discursiva, vai entender suas diferenças e também ganhará dicas de como estudar para prova objetiva e discursiva. 

O que é prova objetiva?

A prova objetiva apresenta questões com alternativas. Este tipo de prova pode ser de múltipla escolha ou do tipo CERTO ou ERRADO.

Na prova objetiva de múltipla escolha geralmente possui quatro ou cinco alternativas e somente uma é correta. Nesse tipo de prova muitos candidatos chutam para não deixar a questão sem resposta. 

A prova objetiva com opções de CERTO ou ERRADO é um pouco mais complexa. Aqui, o candidato se depara com várias situações.

Numa prova objetiva CERTO ou ERRADO com cinco alternativas, as cinco podem estar certas, as cinco podem estar erradas, pode ter três certos e uma errada…

Outra característica é que o candidato perde pontos por cada alternativa errada. Neste caso é melhor não responder, desde que você tenha a certeza de que respondeu várias corretamente.

Uma banca de concursos que adota a prova objetiva com opções de CERTO ou ERRADO é a CEBRASPE (antiga Cespe). A empresa adotou esse estilo de prova como estratégia, já que ela não tem espaço para chutes.

A CEBRASPE acredita que essa é a melhor forma de avaliar quem está realmente preparado para a prova. 

O que é prova discursiva?

A prova discursiva é uma redação que pode ter como tema um assunto relacionado ao cargo ou assunto de relevância para a sociedade.

Nos concursos a prova discursiva exige que o candidato escreva sobre uma situação comum ao cargo pretendido. Já em vestibulares e no ENEM o candidato escreve sobre um tema atual e importante para a população. 

Geralmente, o tipo de texto presente nas provas discursivas é o dissertativo, onde é feito a defesa de um ponto de vista.

Nos vestibulares e no ENEM é comum que o candidato tenha que apresentar uma proposta de solução da problemática apresentada.

Nos concursos públicos, são corrigidas somente as redações dos candidatos com melhor pontuação nesta etapa.

Os critérios para correção da prova discursiva estão detalhados nos editais de todos os concurso, mas resumidamente, a correção leva em consideração os seguintes aspectos:

  • Se o candidato se manteve no tema proposto;
  • Capacidade de argumentação e organização das ideias;
  • Erros de ortografia e gramática
  • Linhas a mais ou a menos do que o determinado no enunciado.

Como ir bem na prova objetiva?

Confira 3 dicas para se dar bem na prova objetiva:

1. Leia as questões

Use os primeiros minutos da prova do concurso, vestibular ou ENEM para ler as questões e as alternativas, principalmente das disciplinas as quais você tem dificuldade.

2. Descarte alternativas erradas

Como nas provas objetivas há apenas uma alternativa certa, é fácil você descartar as alternativas erradas. Faça isso e você verá como a resolução da questão ficará mais clara.

3. Cuidado com as pegadinhas

Algumas perguntas podem ter as palavras “ninguém”, “sempre” e “nunca”. Às vezes elas podem ser pegadinhas para testar a atenção do candidato. 

Como estudar para prova discursiva?

As provas discursivas também exigem preparação. Confira 3 dicas para se dar bem na prova objetiva:

1. Estude os tipos textuais

Antes de pensar sobre o tema da redação, você precisa ter as estruturas dos textos na ponta da língua! Então, se você esqueceu de algumas características dos tipos de texto, que tal revisar essa matéria? 

2. Leia o edital

Leia o edital do concurso assim que for publicado para descobrir qual será o tema da redação. Assim, você começa a se preparar para todos os aspectos: formato do texto, tema e organização das ideias.

3. Pesquise redações anteriores

Ou então leia o edital de provas anteriores para se familiarizar com a proposta da redação. Lembre-se que é sempre bom se preparar para provas de concurso tendo em mente a banca organizadora.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!