O que é IBGE e o que faz?

Você sabe o que é o IBGE, o que ele faz e como ser um servidor deste órgão? Se a resposta for não, acompanhe este post pois estes e outros questionamentos serão respondidos aqui. 

Dinake Núbia Profissões, IBGE, O que faz Comunicar erro

Você sabe o que é o IBGE, o que ele faz e como ser um servidor deste órgão? Se a resposta for não, acompanhe este post pois estes e outros questionamentos serão respondidos aqui. 

A sigla IBGE significa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, um órgão federal criado em 1936 no governo do presidente Getúlio Vargas.

Ele é responsável por estatísticas oficiais do país e está vinculado ao  Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil.

Quais as atividades desenvolvidas pelo IBGE?

Atuante em todas as unidades estaduais, incluindo o Distrito Federal, o IBGE conta quatro diretorias e dois outros órgãos centrais, além de cerca de 570 agências de informações espalhadas por várias cidades.

A principal atividade do órgão é coletar dados sobre diversas áreas, como estatísticas de emprego, quantidade de moradores no país, renda, escolaridade, produção agropecuária, entre outros.

Conforme o órgão, a principal missão é retratar informações necessárias para o exercício da cidadania do País.

Com análises detalhadas, o IBGE pode gerar dados capaz de orientar órgãos e a sociedade a direcionar e organizar suas ações, através do desempenho de  suas principais funções:

  • Produção e análise de informações estatísticas
  • Coordenação e consolidação das informações estatísticas
  • Produção e análise de informações geográficas
  • Coordenação e consolidação das informações geográficas
  • Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais
  • Documentação e disseminação de informações
  • Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.

O que é o Censo demográfico? 

Além destas atividades mencionadas acima, o IBGE também é responsável pelo Censo Demográfico, que, através de dados quantitativos, traça um perfil da nossa sociedade.

Ele é realizado a cada 10 anos pelo IBGE, com pesquisas em todas as casas do Brasil, medindo a densidade populacional para fazer um retrato das condições socioeconômicas da população brasileira. 

Neste tipo de pesquisa, são abordados temas como rendimento familiar, profissão, formação escolar, cor de pele, bens materiais como computador, televisão, máquina de lavar, acesso a saneamento básico, escola, saúde, entre outros.

Estas perguntas são feitas por agentes censitários, que vão a  todas as residências para obter as respostas, que são mantidas sempre sob sigilo.

Em 2020 deve acontecer o próximo Censo Demográfico, onde são contratados funcionários temporários para realizar as pesquisas. 

Como consultar os dados do IBGE?

Agora que você já sabe o que é o IBGE, o que faz e onde atua, você saberá como consultar os dados obtidos pelas pesquisas e como utilizar isso a seu favor. 

Para acessar os dados, é necessário acessar o site do órgão, onde é possível ver dados em diversas áreas, sendo sobre a população estimada, desemprego, saúde, educação, entre outros.

De acordo com os dados apresentados, a população estimada em 2019 é de 210.147.125, já os dados de desemprego apontados pela Pesquisa da PNAD Contínua o índice de desemprego é de 12% no segundo trimestre deste ano. 

Além disso, no site também é possível ter acesso a dados econômicos do país, podendo ser utilizado por diversos empreendedores nos ramos agrícolas, comércio varejista, indústria e construção, entre outros.

Para acessar o dados basta entrar no site do órgão, ir no item estatísticas e selecionar o setor que deseja consultar.

Por exemplo, no ramo do comércio é possível ter acesso aos indicadores que permitem acompanhar o comércio varejista do País anualmente ou mensalmente.

Assim como este, os outros dados também podem ser consultados detalhadamente, ajudando na alavancamento da economia. 

Cargos e funções dos servidores do IBGE

Como já sabe consultar os dados, agora é hora de saber quem produz esses dados para se certificar da veracidade das informações apresentadas.

Entre os vários cargos do IBGE, alguns atuam de forma mais direta nas pesquisas, sendo eles os agentes censitários municipais, supervisores censitários e recenseadores. 

  • Agente censitário: Responsável pela organização e gerenciamento do posto de coleta de dados. Deve treinar os recenseadores, ler e distribuir no mapa os locais a serem percorridos. Além disso, também deve acompanhar e o trabalho feito pelo supervisor censitário, entre outras atividades; 
  • Supervisor censitário: Responsável por acompanhar os recenseadores, conferindo a qualidade e veracidade das informações coletas em campo. Além de também dividir o trabalho entre os recenseadores; 
  • Recenseador: Responsável pela aplicação das pesquisas nos domicílios. Além disso, também deve estar presente no momento da transferência dos dados.

Como ser um servidor do IBGE?

Gosta de pesquisa? Da área de atuação do IBGE? Gostaria de fazer parte dos pesquisadores sobre diversas áreas relacionadas ao Brasil? Então saiba como investir em um cargo no órgão. 

Primeiramente, para ser investido em um cargo do IBGE o interessado deve prestar concurso público, pois é o meio de contratação utilizado.

Para participar deste processo, dependendo do cargo de interesse, é necessário que o candidato tenha apenas o nível mesmo, como é o caso do último certame, que prevê mais de 2.600 vagas. 

Para este concurso estão previstos o preenchimento das vagas de Coordenador Censitário Subárea (CCS) e Agente Censitário Operacional (ACO), com salários de mais de R$ 3.500, que devem atuar no Censo Demográfico 2020.

Infelizmente, as inscrições para este concurso já foram finalizadas e as provas acontecem em dezembro deste ano. Acompanhe novos concursos federais abertos aqui.

Ainda não há previsão para novas contratações, mas se você deseja investir nesta área, fique ligado no site pois todas as informações de novos certames serão divulgadas.