Pressão ou Preção? Qual é a forma correta e quando usar?

Publicado por Rafael Thomas em 23/11/2019

Na língua portuguesa temos além do nosso alfabeto normal alguns artifícios linguísticos que nos auxiliam a escrever de forma correta.

Podemos por exemplo citar os dígrafos (ss, rr, ch) que fazem sons fonéticos de letras que já estão contidas dentro no alfabeto oficial da língua portuguesa.

Além do dígrafo temos também a “ç”, um sinal diacrítico usado embaixo da letra “C” que produz o mesmo som fonético do dígrafo “ss”.

Essa diversidade fonética contida na nossa linguagem muitas vezes causam dúvidas cruéis na hora de escrever determinada palavra.

Por isso a nossa dica de hoje é para acabar com a sua dúvida sobre o que é, e como escreve. É “pressão” ou “preção”.

O que significa pressão?

A palavra pressão significa a força exercida sobre algo. Podendo também ter a ideia de comprimir ou pressionar alguém ou determinado objeto.

Pressão também pode ser utilizada como um grandeza da natureza, principalmente na física.

Pressão utilizada na Física

Pressão pode ser definida como uma grandeza que é quantificada por meio da razão entre a força (F) e a área (A) de uma superfície onde a força é aplicada.

      F
P = -----
(Aqui mostra que elas são razões inversamente proporcionais).
     A

A pressão também pode ser medida por alguns instrumentos manômetro, barômetro, piezômetro, vacuômetro e o esfigmomanômetro.

De acordo com Sistema Internacional, a medição da pressão utiliza a unidade N/m² (Newton por metro quadrado). Porém, existem outras unidades que podem ser utilizadas com o bar, PSI (equivale a 0,07 bar), mmHg, milibar, atm.

Em que outras situações a pressão é usada?

Pressão Arterial

É muito comum quando alguém sente algum sintoma como dores fortes na nuca, tontura, enjoo e dor de cabeça pedir para alguém aferir a pressão arterial.

A pressão arterial é a força que o sangue faz nas paredes dos vasos sanguíneos por meio do coração.

Quando esta força está acima do normal é caracterizada como hipertensão. Uma doença em que 90% dos casos é hereditária.

Podemos considerar uma pessoa com pré-disposição à hipertensão se seus valores das pressões máxima e mínima são iguais ou superiores a 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Segundo dados do Ministério da Saúde cerca de 388 pessoas morrem diariamente no Brasil por conta da hipertensão. Os critérios internacionais estabelecidos como uma pressão arterial normal é de 120 mmHg x 80 mmHg, ou 12 por 8.

Caso a pessoa possua valores inferiores a 12X8, ela pode ser propensa a ser uma pessoa hipotensa, ou seja, a famosa pressão baixa.

O aparelho usado para medir a pressão arterial é o esfigmomanômetro.

Pressão Atmosférica

A pressão atmosférica é quase uma figurinha carimbada nos telejornais brasileiros quando o assunto é meteorologia. Mas você de fato sabe o que ela significa?

Ela é a força que o ar atmosférico exerce sobre a superfície do planeta.

A pressão atmosférica é variável de acordo com a altitude. Ou seja quanto mais alto for o lugar, menor será a pressão sobre ele exercida e vice e versa, quanto mais baixo for o lugar, maior será a pressão exercida sobre ele.

A pressão atmosférica atua diretamente na formação dos ventos através de suas variações, que ocorrem por meio da rotação do planeta e do aquecimento da atmosfera resultante das mudanças da radiação do sol.

O matemático e físico italiano Evangelista Torricelli conseguir em 1643 determinar a medida da pressão atmosférica ao nível do mar. Ela é medida por meio do barômetro.

Pressão hidrostática

A pressão ocorrida no interior dos líquidos é a pressão hidrostática. Assim como na pressão atmosférica, quanto mais profundo for o local, maior será pressão hidrostática.

Um bom exemplo é quando fazemos mergulho. Basta descermos alguns metros para sentirmos a pressão atuar sobre nós.

O aparelho usado para medir este tipo de pressão é o manômetro.

Pressão absoluta

A pressão absoluta é a soma da pressão atmosférica com a pressõa hidrostática. Normalmente é medida ao vácuo absoluto por meio de um manômetro.

Pressão no sentido subjetivo

A pressão também pode ter um significado conotativo. Onde a influência da força sobre alguém é subjetiva. Como por exemplo no meio corporativo em que as pessoas trabalham sobre pressão.

Neste caso a palavra pressão ganha o significado de cobrança. Podemos usar como exemplo a frase “Naquela empresa os funcionários trabalham sobre forte pressão”.

Ainda na questão subjetiva podemos utilizar a palavra pressão com o sentido de influenciar alguém. Ou seja, a pessoa foi pressionada a fazer algo, podemos afirmar que ela foi influenciada ou obrigada a tomar determinada atitude.

Mas e a palavra "preção" existe ou não existe?

Há quem diga que preção pode ser considerado um preço grande. Como um antônimo de precinho.

Porém, segundo o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa, Volp da Academia Brasileira de Letras, esta palavra oficialmente não existe no vocabulário da nossa língua.

Então, podemos considera-la como uma gíria. Sendo assim, caso esteja redigindo uma redação ou até mesmo um documento oficial a indicação é que a palavra não seja usada.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!