O que é Jovem Aprendiz? Como funciona o programa?

Publicado por Dinake Núbia em 27/11/2019

O programa técnico-profissional Jovem Aprendiz é um projeto criado pelo Governo Federal, a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00). 

Tem o objetivo de capacitar adolescentes e jovens de todo o país para o mercado de trabalho, por meio de programas de aprendizagem criados por empresas.

O Jovem Aprendiz possibilita ao jovem qualificação profissional e contato com o primeiro emprego e, com base do desempenho, o jovem pode ser contratado por tempo indeterminado.

Que empresas podem contratar jovem aprendiz?

Para a empresa, o programa de aprendizagem possibilita a formação de mão de obra qualificada para integrar seu quadro funcional.

A Lei da Aprendizagem determina que toda empresa de médio e grande porte tenha vagas destinadas ao beneficiários do Jovem Aprendiz.

Reforçando...os estabelecimentos comerciais, de qualquer natureza, que tenham pelo menos sete empregados, são obrigados a contratar aprendizes, de acordo com o porcentual exigido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Esse número corresponde a 5% das vagas, conforme consta no artigo 429 da Lei 10.097/00:

“Os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mínimo, e quinze por cento, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.”

Jovem aprendiz é até que idade?

Pode ser um jovem aprendiz todo jovem com idade entre 14 e 24 anos ou pessoas com deficiência, sem limite máximo de idade, matriculado e frequentando a escola ou que já tenha concluído o ensino médio, inscrito em programa de aprendizagem profissional e admitido por empresas de qualquer natureza.

Veja também: O que estudar para a prova do SENAI? Programa Jovem Aprendiz.

Como entrar no programa jovem aprendiz?

Para entrar no programa, o interessado deve procurar quais empresas próximas oferecem vagas para jovens aprendizes.

Uma outra forma é se inscrever em instituições que fazem a ponte entre o jovem e a empresa, como Senai, Senai, Ciee e IEL, entre outras.

Quanto tempo um jovem aprendiz trabalha?

O contrato de trabalho de um adolescente ou jovem ingresso no programa Jovem Aprendiz deve ter duração máxima de dois anos e deve atender ao plano de curso de aprendizagem, conforme descrito na Portaria MTE.723/2012.

Conforme o artigo 428 da Lei da Aprendizagem:

“Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de dezoito anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação”.

Durante o período contratual, o aprendiz recebe capacitação para aprimorar habilidades na área que atuará dentro da empresa.

Uma vez na semana o jovem aprendiz participa de atividades teóricas em sala de aula, no horário de trabalho. Já os outros quatro dias da semana, a carga horária é cumprida dentro da empresa.

Benefícios e deveres do jovem aprendiz

Além da remuneração de salário mínimo/hora, o jovem aprendiz tem direito ao vale-transporte, Carteira de Trabalho assinada, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias equivalente ao período trabalhado e 13º salário.

E atenção, desempenho insuficiente, falta disciplinar grave e ausência injustificada à escola com perda do ano letivo e faltas não justificadas ao trabalho podem resultar em rescisão imediata do contrato.

Se solicitado pelo aprendiz, o contrato também pode ser encerrado a qualquer momento.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!