Agente de Organização Escolar: O que faz e o que estudar?

Publicado por Sumaia Santana em 29/11/2019

O agente escolar realiza funções administrativas, trabalha para o bom relacionamento entre professores, alunos, pais e atendimento ao público.

O cargo de ensino médio também é conhecido como agente de organização escolar. Hoje você descobrirá o que faz, o que estudar para concursos públicos e quanto ganha. 

O que faz o agente de organização escolar?

As funções do agente escolar são divididas em três: administrativas, de relacionamento e de manutenção.

Confira as relações das atividades desempenhadas por esse profissional:

  • Tarefas administrativas: atualização de dados cadastrais dos alunos, organização de documentos, auxílio na elaboração do calendário de atividades escolares, participar da realização de atividades curriculares e extracurriculares, auxílio ao corpo docente e diretoria, fixação de avisos nos murais, digitação de documentos, solicitação de certificados e diplomas;
  • Tarefas de relacionamento: orientar entrada e saída de alunos, falar com os estudantes quais condutas são esperadas deles, orientar alunos nas atividades fora da escola, acionar polícia, bombeiros e resgate em situações de emergência, empenhar-se para a integração entre corpo docente e diretoria, alunos, pais e comunidade, atendimento aos pais e público em geral; 
  • Tarefas de manutenção: zelar pela conservação do prédio, bem como de seus materiais, equipamentos e instalações, solicitar equipe de manutenção quando necessário, recebimento de alimentos e demais produtos, caso seja instruído. 

O que precisa para ser agente escolar?

É preciso ensino médio completo, porém, alguns concursos exigem ensino fundamental.

Os demais requisitos são conhecimentos básicos de informática, idade mínima de 18 anos, não ter deficiência que incompatível com o cargo (mas, alguns concursos têm vagas para portadores de deficiência).

Ainda estão na lista de requisitos: estar em dias com as obrigações eleitorais, estar em dia com as obrigações militares (se homem), não possuir antecedentes criminais, não receber aposentadoria ou não estar empregado em outra função pública. 

Perfil e quanto ganha o agente escolar?

O perfil esperado para o cargo de agente escolar é de uma pessoa organizada, atenta aos detalhes, pró-ativa, que não tenha problemas em cumprir prazos e que goste de trabalhar em grupos e com público. 

O salário do agente escolar varia conforme a localidade.

A remuneração média para a função é de R$1.100,00 a R$1.800,00 por jornada semanal de 40 horas, mais auxílio-transporte e auxílio-alimentação. 

O que estudar para concursos de agente escolar?

As provas dos concursos públicos trazem questões de Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Conhecimentos Específicos do cargo e Atualidades, confira:

  • Língua Portuguesa: Interpretação de textos, Sentido próprio e figurado, Reconhecimento de frases corretas e incorretas, Sentido próprio e figurado, Pontuação, Acentuação, Ortografia, Crase, Sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos, Flexão de gênero, número e grau de substantivos e adjetivos, Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração, Colocação pronominal, Tempos, modos e conjugação verbal, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal;
  • Matemática: Operações com números naturais, decimais e fracionários (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação), Mínimo múltiplo comum, Máximo divisor comum, Equações de 1º e 2º graus, Regra de três simples e composta, Divisão em partes proporcionais, Porcentagem, Juros simples e composto, Conjuntos,  Sistema monetário brasileiro, Sistema de medidas (superfície, volume, comprimento, capacidade, massa e tempo), Geometria (Relações métricas e trigonométricas no triângulo, Problemas envolvendo figuras planas);
  • Informática: Conhecimentos básicos sobre sistema operacional Windows, Pacote Office (Word, Excel e PowerPoint), Busca e pesquisa na internet, Segurança da informação, Correio eletrônico: ler, escrever, apagar e enviar mensagens, anexar arquivos;
  • Conhecimentos Específicos: Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº8.069/90), Noções básicas de primeiros socorros, Noções de básicas de higiene pessoal, Noções básicas de ética e cidadania, Noções básicas de nutrição, Aspectos psicológicos da criança e do adolescente, Estimulação da criança e do adolescente na rotina diária, Constituição Federal (artigos 5º e 6º, 205 a 217, 226 a 232), Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
  • Atualidades: questões sobre tópicos de assuntos como educação, sociedade, cultura, tecnologia, desenvolvimento sustentável vinculados na imprensa no período até 12 meses antes do concurso.

Resolva agora: Questões de Concursos Agente de Organização Escolar.

Em alguns concursos públicos, entretanto, os candidatos são avaliados somente por Avaliação de Títulos e Experiência Profissional.

Dependendo do caso, a lista de títulos exigidos são nas áreas de Nutrição ou Alimentação Escolar, cursos de higienização e limpeza de alimentos e ambientes, comprovação de serviço em escolas nos cargos de servente ou merendeira (o).

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!