O que estudar para o novo concurso do INSS? Será que sai esse ano?

Veja o que estudar para o concurso do INSS 2020. Um dos concursos mais concorridos e aguardados do Brasil. Será que sai edital esse ano?

Rafael Thomas Como Passar, INSS Comunicar erro

Entramos no ano de 2020 e ainda é aguardada a abertura do Edital para o tão esperado Concurso do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

A previsão era que o certame ocorresse em 2019, mas acabou não acontecendo.

Então, se você ainda não começou a se preparar para o concurso, não perca tempo e veja aqui o que estudar para o concurso do INSS e conseguir a sua aprovação.

Hoje o órgão está com mais de 19 mil cargos vagos e consequentemente impactando o serviço para a população que precisa resolver qualquer pendência com a instituição.

Em maio de 2019 o Ministério Público Federal (MPF), solicitou ao Ministério da Economia que um novo certame fosse criado.

O documento assinado pela procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Macedo Duprat, dava o prazo de 30 dias para que o governo autorizasse um novo concurso para a autarquia.

Veja também: Concurso INSS: Apostilas, Cursos, Provas e Exercícios.

O documento solicitava ainda que o período de autorização e nomeação dos aprovados fosse de até 180 dias.

No início de outubro de 2019 aconteceu uma audiência de mediação entre o MPF e o INSS no Tribunal Regional Federal da 1ª Região e ficou acordada a realocação de 390 funcionários da Infraero para auxiliar na demanda das atividades da autarquia.

O que estudar para o novo concurso do INSS?

O INSS é sem dúvida um dos certames mais concorridos do Brasil. E passar neste concurso não é uma tarefa muito fácil. Conhecer o edital e saber o que será cobrado na hora de estudar pode ajudar muito a conseguir a tão sonhada aprovação.

Quem está se preparando para o cargo de Técnico do Seguro Social é importante já ir estudando as seguintes disciplinas:

  • Ética no Serviço Público
  • Regime Jurídico Único
  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Informática
  • Regime Jurídico Único
  • Seguridade Social

Agora se o candidato deseja prestar concurso para Analista do Seguro Social é importante se dedicar o certame deve cobrar as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Noções de Informática
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Legislação Previdenciária
  • Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência
  • Serviço Social

Para quem deseja prestar o concurso para duas carreiras é importante ficar atento que algumas disciplinas cairão nas duas provas, como é o caso da Língua Portuguesa, Noções de Informática e Raciocínio Lógico.

Então, com um pouco de organização é possível prestar os dois concursos e aumentar as chances de aprovação.

Estimativa de vagas para o próximo concurso do INSS

Estima-se que o novo concurso do INSS ofereça mais de 7.500 mil vagas para os níveis médio e superior. Os cargos que devem ser abertos são para Técnico do Seguro Social com salário de R$ 5.344,87.

A função exige somente nível médio. Já para os cargos de Analista do Seguro Social o salário é de R$ 7.954,09 e Perito Médico os ganhos são de 10.616,14. As funções exigem nível superior com formação em Serviço Social e Medicina respectivamente.

O Técnico do Seguro Social terá funções internas e externas que precisam de formação profissional específica como fomentar pesquisas, controles, relatórios, pareceres e outras atribuições pertinentes ao INSS.

O Analista do Seguro Social prestará atendimento e acompanhamento nos postos da autarquia.  Fará a supervisão, execução e avaliação de planos e projetos na área de Serviço Social e reabilitação profissional.

Além de outras funções técnicas pertinentes à profissão como avaliar casos sociais para fins de concessão de direitos previdenciários e benefícios assistenciais.

Assim como o Técnico irão fomentar pesquisas e levantamento de dados para conceder pareceres sociais que subsidiarão o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários e benefícios assistenciais e demais atividades pertinentes à autarquia.  

O ultimo concurso do INSS foi em 2015

O último concurso para o INSS aconteceu em 2015 e contou com a Cebraspe (Cespe/UnB – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), como banca responsável pelo processo seletivo.

Na época foram abertas 950 vagas divididas em 800 para Técnico do Seguro Social e 150 para Analista do Seguro Social. Ao todo o concurso teve cerca de 1.087.789 candidatos inscritos e todos os aprovados foram nomeados.

Veja também...