Seminovo, Semi-novo ou Semi novo: Qual o certo?

Publicado por Rafael Thomas em 11/02/2020

Imagine que você está prestes a anunciar seu veículo para venda e bate uma grande dúvida. Como colocar no anúncio de forma correta? Vendo carro ano 2019 seminovo, semi-novo ou semi novo?

A palavra seminovo é um adjetivo que designa que determinado objeto está em bom estado de conservação.

Normalmente os prefixos são morfemas da Língua Portuguesa que são originárias do latim e do grego e são colocadas antes dos radicais.

Esta dúvida é muito comum porque a palavra “semi” é considerada um falso prefixo. Mas o que é o que este tal de falso prefixo?

Os prefixos e falsos prefixos são termos que unem-se a outros para dar um significado a uma palavra ou mesmo a uma expressão.

Os prefixos são termos oracionais que não possuem sentido se não estiverem ligadas a outras palavras. Ou seja, quando estão isoladas em uma oração não conseguem passar nenhum significado.

O falso prefixo na verdade não é um prefixo, mas age como se fosse. A diferença é que quando o mesmo se encontra isolado é possível dar um sentido ao seu significado, como acontece com a palavra semi.

Semi por sua vez é um falso prefixo porque a palavra possui significado próprio mesmo quando está isolada. Ou seja, semi significa metade.

Veja alguns casos de falsos prefixos muito usados:

ab, ad, aero, agro, além, alfa, ante, anti, aquém, arqui, auto, bem, beta, bi, bio, circum, co, contra, di, eletro, entre, ex, extra, foto, gama, geo, giga, grã, grão, hetero, hidro, hiper, hipo, homo, infra, intra, inter, lacto, lipo, macro, mal, maxi, mega, meso, micro, mini, mono, morfo, multi, nefro, neo, neuro, ob, paleo, pan, peri, pluri, poli, pós, pré, pró, proto, pseudo, psico, recém, retro, sem, semi, sob, sub, sobre, super, supra, tele, termo, tetra, tri, ultra, etc. 

Seminovo, Semi-novo ou Semi novo? Qual é a forma correta de escrever?

Como já entendemos o que é um falso prefixo, agora vamos ao foco principal desta dica que é descobrir qual é a forma correta de escrever a palavra em questão.

A forma correta de escrever a palavra é "seminovo" junto e sem hífen. Usamos o prefixo semi quando queremos nos referir a algo que seja parcialmente. Ou seja, um carro seminovo é um carro parcialmente novo. yes

Formação da palavra seminovo é a junção do falso prefixo semi acrescido de um adjetivo que no caso é o termo novo. (semi + novo).

Mas por que seminovo não é escrito com hífen?

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico que está em vigor desde janeiro de 2009, só podemos utilizar o hífen quando o prefixo termina com a mesma letra que a primeira letra do sufixo, ou se a primeira palavra do sufixo for iniciada com h.

Para ficar mais claro veja alguns exemplos: Semi-humano, semi-hipinotizado ou semi-inteligente.

Sendo assim, qualquer outra palavra que não esteja inclusa nesta regra gramatical deve ser escrita junta como uma única palavra.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!