Como funcionam as notas de corte do Enem no Sisu, Prouni e Fies?

Publicado por Dinake Núbia em 15/02/2020

Antes de ingressar em uma universidade o candidato deve ter noção do curso que deseja e o que é necessário para passar no curso que escolheu. A nota de corte é essencial para que o estudante saiba se está ou não entre os aprovados. 

Mas afinal, o que é a nota de corte? 

A nota de corte é a quantidade mínima de pontos que o estudante precisa para estar na lista de aprovados em determinado curso.

Não há uma nota padrão, pois esta pontuação varia conforme universidade e programa social. 

A matemática é simples, basta que o candidato tenha os pontos necessários para estar à frente dos outros candidatos inscritos no curso.

Quanto mais pontos, mais perto do topo da lista e mais chances de ingressar na universidade. 

No Programa Universidade para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no  Financiamento Estudantil (Fies) a nota de corte é calculada de acordo com o desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com a nota obtida no Enem, o candidato saberá se alcança ou não a nota de corte necessária para estar entre os pré-selecionados para cada curso nos programas de bolsas. 

Mudança nas notas de corte

Após se inscrever nos programas sociais, é necessário que o candidato monitore sua nota de corte, pois a cada nova inscrição a lista é atualizada, colocando em ordem da nota maior para a menor em cada categoria.

Ao fim das inscrições, uma lista definitiva é disponibilidade para que os competidores saibam se conseguiram ou não atingir a nota de corte exigida para o curso. 

Notas de corte Prouni 

O Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

No Prouni, a nota de corte geralmente é na média de 620 na maioria dos cursos, exceto em medicina, quando esta pontuação é elevada para 700 pontos. Em seguida, está o curso de odontologia, que varia em 680 pontos.  

Notas de corte Sisu 

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Na maioria dos cursos, a nota de corte no Sisu é de 680 pontos.

Os cursos com maiores pontuações são: Medicina, que está sempre acima de 750 pontos, podendo chegar até 880 pontos em algumas universidades. Em seguida vem: Odontologia, Direito, Psicologia, Engenharia Civil, Fisioterapia e Cinema, com pontuações entre 700 e 750. 

Nota de corte Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas

Já no Fies, as notas de corte giram em torno 550 pontos na maioria dos cursos. Com exceção de medicina, que nos últimos processos seletivos teve a nota de corte de 700 pontos. 

Para participar do FIES é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 na média das provas sem ter zerado a redação.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!