Jiló ou Giló? É com g ou j? Como se escreve?

Publicado por Rafael Thomas em 03/03/2020

Quem nunca teve uma dúvida fonética ao escrever uma palavra durante um texto? Isso porque na língua portuguesa temos uma letra com mais de um fonema.

Saber escrever algumas palavras é realmente difícil.

Uma das formas que podem auxiliar na melhora das dúvidas é através da leitura que faz com que o nosso cérebro guarde a imagem daquela palavra escrita e consequentemente o aprendizado acontece.

Um dos casos mais comuns é o som de /S/ que pode ser escrito pelo próprio S, SS ou Ç. Temos também o som de /Z/ que em alguns casos pode ser escrito com Z, X, S, CH.

Ou mesmo o som de /J/ que pode ser escrito com J ou G. Baseado nesse questionamento hoje vamos solucionar uma das palavras que mais causa dúvida nas pessoas. 

Afinal, a forma correta de escrever é jiló ou giló?

De acordo com a regra da língua portuguesa a grafia correta é jiló, com j. yes

A palavra é oxítona porque a sílaba tônica está na última sílaba e não podemos esquecer também que ela é acentuada com acento agudo para que o fonema /O/ tenha o seu som aberto.

A sua separação silábica é ji – ló.

A palavra jiló é um substantivo comum e é o fruto do jiloeiro. Um legume rejeitado por muitos por ter o gosto amargo.

A maior curiosidade é que mesmo sendo escrito com j na língua portuguesa o seu nome científico é grafado com g (Solanun gilo), mas não cometa o equívoco de escrever jiló com g só por conta do nome científico.

Se a palavra cair em uma questão de concurso ou mesmo tiver que ser citada em uma dissertação se for escrita com g será considerada errada e fará o candidato perder pontos. 

Abaixo colocamos alguns exemplos da palavra em aplicações em frases.

Exemplos de frases com jiló:

  • O jiló é um legume amargo.
  • Muita gente não gosta de comer jiló refogado.
  • Jiló frito faz bem à saúde.
  • Vou comer jiló no almoço.
  • Jiló na manteiga é uma delícia.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!