Fonética e Fonologia: Saiba o que é, e suas diferenças

Publicado por Rafael Thomas em 03/03/2020

Veja também:

Quando falamos uma palavra, codificamos aquela escrita em um determinado som.

Este som presente na fala com seus aspectos acústicos e fisiológicos são chamados de fonética. Já o padrão sonoro que é utilizado na linguagem é chamado de fonologia.

A fonética estuda a acústica e a fisiologia e produção da fala.

Sua função é analisar os sons na junção das vogais e consoantes quanto a sua pronúncia. Já a fonologia estuda os padrões fonéticos do som em uma linguagem.

Veja também: Fonemas - Exercícios com Gabarito - Português.

Qual é a diferença entre Fonética e Fonologia?

A sonoridade é dividida em fonética e fonologia. Como dito ambas estudam aspectos do som.  Vamos entender agora as diferenças:

Fonética

Seu campo de estudo são os aspectos que envolvem a produção de som.

Estuda a parte fisiológica do corpo responsável pela produção fonética como lábios, língua, cordas vocais e a articulação da boca.

Tem a função de descrever o som da fala assim como a sua recepção auditiva, baseada nas percepções acústicas.

Além de utilizar as letras do alfabeto internacional e dar a ele diferentes transcrições fonéticas de acordo com o idioma em questão.

A fonética usa medidas acústicas como espectogramas e métodos de articulação que caracterizam os sons emitidos por meio da fala humana

Por exemplo, quando alguém pronuncia a palavra “casa”, a fonética analisa a forma como as letras /c/, /a/, /s/, /a/ serão pronunciadas.

A transcrição fonética é a forma utilizada para transcrever o som em diferentes idiomas.

Por exemplo, o fonema da consoante /j/ em português é ( jota), no espanhol sua transcrição é ( rota), mas já no inglês sua transcrição fonética é ( djay).

Fonologia

A fonologia busca formalizar os padrões de sons de maneira gramatical.

Seu estudo baseia-se como os sons se organizam dentro da linguagem desde sua estrutura silábica até aos acentos e entonações.

Seu campo de estudo é a organização dos sistemas sonoros e decifrar o seu papel linguístico e suas funções em um determinado idioma.

Explora a combinação fones em unidades sonoras que fazem diferenciar os fonemas em seus diferentes significados. 

Tem a função de estudar a construção silábica, acentuação e entonação em sua estrutura.

Além de analisar as variações dos sons que podem comprometer o entendimento da mensagem.

A fonética e a fonologia se complementam a partir do ponto em que investigam e formulam a estruturação da fala em todos os seus aspectos gramaticais e sonoros.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!