Como fazer uma boa CONCLUSÃO na redação?

Publicado por Rafael Thomas em 04/03/2020

Normalmente em redações são pedidos a produção de textos dissertativos. Esses textos podem ser opinativos ou argumentativos.

E seu conteúdo consiste em defender um determinado ponto de vista através das informações que foram fornecidas.

Normalmente ele discute assuntos sociais relevantes como acontece no caso das provas do Enem que explora os problemas comuns do Brasil.

Além da técnica é preciso estar ciente de que sempre que escrevemos um texto queremos passar uma informação ou defender um ponto de vista.

Este tipo de atitude nós chamamos de intencionalidade discursiva. Ou seja, é a intenção que está explícita ou implícita no texto, na mensagem ou na informação que é divulgada.

Para escrever um texto dissertativo ou simplesmente uma dissertação, a exposição das opiniões sobre o tema proposto deve ser feita por meio de uma argumentação lógica, coesa e coerente.

Sua estrutura também é bem rígida. Este estilo de texto é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento ou argumentação e conclusão.

Muita gente domina bem a introdução e até o desenvolvimento do texto, mas costuma ter dificuldades na hora de finalizar as ideias e concluir a dissertação. 

A conclusão é a parte final do texto dissertativo, aqui o autor fechará suas ideias. A conclusão pode ser feita de duas maneiras uma é por meio da síntese do texto e a outra através da proposta de soluções.

No caso da conclusão por meio da síntese textual o autor repetirá os temas abordados durante a introdução de maneira mais rápida e resumida e concluirá afirmando a veracidade dos argumentos.

Mas se a banca exigir que a conclusão apresente uma solução, o autor deverá retomar os problemas apresentados no desenvolvimento e propor intervenções que eliminem ou diminuam aquele determinado problema.

Dicas de como fazer uma boa CONCLUSÃO na redação

A conclusão deve ter somente um parágrafo. Deve ser clara e sucinta e retornar a ideia principal do texto.

Ela também deve conter um apanhado de tudo o que já foi apresentado no texto e não deve ser adicionada nenhuma nova informação.

Até porque se houver o início de uma nova ideia é sinal de que o desenvolvimento ainda não terminou.

Existem técnicas para fazer uma boa conclusão

O autor pode usar retomada da tese, perspectiva ou ainda oração coordenada conclusiva. Abaixo vamos esclarecer um pouco sobre cada uma dessas formas.

Retomada da Tese:

acontece quando a conclusão apresenta uma visão geral do assunto abordado durante o texto nos tópicos da introdução e do desenvolvimento.

Esta técnica de fechamento se mostra de acordo com as ideias apresentadas e nos leva a crer que a introdução é verdadeira.

Perspectiva:

Esta técnica apresenta possíveis soluções para os problemas apresentados durante a leitura do texto. Uma das técnicas utilizadas é convencer o leitor de que o ponto de vista do autor é o correto.

Também há a ideia de conscientizar para uma causa através de todos os argumentos apresentados.

Oração Coordenada Conclusiva:

Uma das formas de se finalizar uma conclusão é por meio das orações coordenadas conclusivas, é possível iniciar com termos como logo, portanto, por isso, por conseguinte, então e logo em seguida apresentar as soluções propostas para os problemas apresentados e expostos no decorrer do texto.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!