Como fazer uma boa INTRODUÇÃO na redação?

Publicado por Rafael Thomas em 04/03/2020

Normalmente em redações são pedidos a produção de textos dissertativos. Esses textos podem ser opinativos ou argumentativos.

E seu conteúdo consiste em defender um determinado ponto de vista através das informações que foram fornecidas.

Normalmente ele discute assuntos sociais relevantes como acontece no caso das provas do Enem que explora os problemas comuns do Brasil.

Além da técnica é preciso estar ciente de que sempre que escrevemos um texto queremos passar uma informação ou defender um ponto de vista.

Este tipo de atitude nós chamamos de intencionalidade discursiva. Ou seja, é a intenção que está explícita ou implícita no texto, na mensagem ou na informação que é divulgada.

Para escrever um texto dissertativo ou simplesmente uma dissertação, a exposição das opiniões sobre o tema proposto deve ser feita por meio de uma argumentação lógica, coesa e coerente.

Sua estrutura também é bem rígida. Este estilo de texto é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento ou argumentação e conclusão.

Muita gente domina bem a conclusão e até o desenvolvimento do texto, mas costuma ter dificuldades na hora de iniciar as ideias e começar a escrever. 

A conclusão é a parte final do texto dissertativo, aqui o autor fechará suas ideias. A conclusão pode ser feita de duas maneiras uma é por meio da síntese do texto e a outra através da proposta de soluções.

No caso da Introdução: também chamada de “Tese” é o início do texto dissertativo. Nele o autor deixará claro qual será o assunto abordado no texto. Vale lembrar que é muito importante deixar a ideia central mais clara possível.

Ali o autor fará um breve resumo do que abordará nos próximos parágrafos e deixará explícita a ideia ou o ponto de vista que será defendido.

Dicas de como fazer uma boa INTRODUÇÃO na redação

A introdução precisa ser direta, simples e objetiva. A primeira coisa que deve ser levada em conta é o assunto que o texto vai tratar.

Vale lembrar que uma boa introdução é feita em um único parágrafo. Nela são apresentados os assuntos a serem abordados durante o texto.

Veja também: 14 Dicas de como fazer uma boa Redação para concursos.

Usar frases curtas com palavras chaves também ajuda a introduzir bem o texto e apresentar argumentos para o desenvolvimento que virá a seguir.

Por exemplo, “mulheres são desvalorizadas, mas lutam por sua igualdade”.

Como o tema já foi apresentado no primeiro parágrafo do desenvolvimento falará da desvalorização da mulher e no segundo parágrafo do desenvolvimento focará na sua luta por igualdade.

Outro ponto importante é não enrolar ao iniciar o texto.

Se o assunto é sobre festa não adianta começar o texto falando de praia. Sempre vá direto ao ponto. Afinal é preciso ser claro e objetivo sempre, pois é um ponto muito avaliado.

Concentre-se nesses pontos e certamente causará uma boa impressão.

Assim o avaliador olhará seu texto com outros olhos e terá a certeza de que você se preparou para escrever e não saiu colocando as ideias de qualquer forma sem nenhum critério.

Um bom texto não precisa ser excepcional.

Muitas vezes textos mais simples conseguem notas maiores que muitos candidatos que apresentam muitos temas.

Isso porque nem sempre quem apresenta muitos assuntos tem a clareza e sabe defende-los de maneira objetiva.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!