← Mais dicas

Professor de Biologia: O que faz e como se tornar um?

Por Dinake Núbia em 26/09/2020 12:11:54 | Profissões, Professor

Você sabe o que faz e como se tornar um professor de biologia? Veja aqui quanto ganha, o que estudar, melhores universidades para cursar, e os desafios do mercado de trabalho.


Antes de entender o que faz um professor de biologia, vamos entender o que é a biologia em si. Em suma, a biologia é a parte da ciência que estuda a vida e os organismos vivos.

Com isso, ela pode ser divida em várias áreas, como a morfologia, fisiologia, anatomia, comportamento, origem, processos vitais, entre outros.

Se você se identifica com essa área de estudo e ainda gosta de lecionar, esta profissão é para você! Saiba como se tornar um professor de biologia.

Veja também: O que faz um Biólogo e como se tornar um.

O que faz um professor de biologia e quanto ganha?

O professor de biologia é o profissional responsável por lecionar um disciplina obrigatória nos ensinos fundamental, médio, cursos técnicos e pré-vestibulares.

Com diversas possibilidades de ensino, o profissional pode ensinar disciplinas como biologia geral, genética, microbiologia, entre outras.

O salário atual para um professor de biologia, conforme o site Vagas, gira em torno de R$ 2.402,00.

Como se tornar um professor de biologia?

Para se tornar um professor de biologia é necessário a formação no curso de ciências biológicas, em uma universidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Há duas titulações: bacharelado e licenciatura.

Quem opta pelo bacharel ainda pode ser pesquisador ou biólogo em empresas públicas ou privadas. Já quem opta pela licenciatura, pode lecionar em instituições de ensino de nível fundamental e médio.

A duração do curso é de quatro anos, nas duas modalidades. 

Na universidade, os estudos são concentrados em quatro grandes áreas, sendo: Ciências biológicas, saúde, química geral e orgânica.

Além disso, as matérias ainda estão distribuídas nos seguintes núcleos de estudo. 

  • Biologia Celular 
  • Botânica 
  • Ciências Fisiológicas 
  • Ecologia 
  • Fitopatologia 
  • Genética 
  • Morfologia 
  • Zoologia 

De modo geral, algumas disciplinas são bases em todos os cursos da faculdade de biologia, que deve ser feita para quem quer se tornar um professor de biologia.

  • Essas disciplinas são: anatomia animal e humana; biologia celular e molecular; biotecnologia; ciências humanas e sociais; direitos humanos; ecologia; fisiologia humana e vegetal; genética; geologia e paleontologia; morfologia vegetal; imunologia; patologia; saúde pública; zoologia dos invertebrados e vertebrados; entre outros.

Principais desafios do professor de biologia

Um dos maiores desafios de ser um professor de biologia é atrair a atenção dos alunos para o conteúdo.

Então, é necessário que o professor tenha abordagens diferentes, abrangendo até mesmo aulas em laboratório, partindo para a parte prática a fim de prender a atenção dos alunos e fixar o conteúdo a ser ensinado.

É importante uma boa comunicação e também se manter atualizado quanto às novas tecnologias aplicadas ao ensino, assim será um profissional de destaque no mercado de trabalho.

Mercado de trabalho para o professor de biologia

Engana-se quem pensa que a formação em ciências biológicas é destinada somente à sala de aula. O mercado de trabalho é amplo para quem deseja atuar no ramo da biologia.

Quem deseja atuar na profissão deve ter diploma superior e obter registro junto ao Conselho Regional de Biologia (CRBio).

Aqueles que não desejam seguir na área da licenciatura, o bacharel é um opção, que permite que o profissional atue em áreas de biotecnologia, saúde e meio ambiente.

Dentro dessas áreas, o profissional está apto a trabalhar em zoológicos, laboratórios, indústrias, institutos, jardins botânicos, órgão públicos, pesquisas, entre outros.

Veja também: O que faz e como se tornar um Biólogo.

Melhores universidades para cursar biologia

De acordo com o Ranking Universitário da Folha de São Paulo de 2019 (RUF 2019), podemos escalar as 10 melhores universidades do Brasil para cursar biologia.

Os aspectos analisados pela RUF 2019 que foram levados em conta são:

  • Pesquisa científica; qualidade do ensino; internacionalização; mercado de trabalho e inovação. Diante disso, podemos escalar as seguintes universidades:
  1. Universidade de São Paulo (USP) - pública
  2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - pública
  3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - pública
  4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - pública
  5. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - pública
  6. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - pública
  7. Universidade de Brasília (UnB) - pública
  8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - pública
  9. Universidade Federal da Bahia (UFBA) - pública
  10. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - pública
Foto de perfil Dinake Núbia
Por Dinake Núbia em 26/09/2020 12:11:54
Jornalista
Jornalista, apaixonada por coordenação e liderança de equipe. Experiência em jornalismo na Internet, assessoria de imprensa, edição de materiais gráficos, textos e vídeos.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.