← Mais dicas

Resenha crítica: Como fazer, o que é, características e tipos

Por Dinake Núbia em 28/10/2020 18:36:46 | Redação, Produção de Textos

O que é uma resenha crítica? Você sabe como fazer, quais são suas características, modelos e tipos? Lembre-se de todas essas dicas e produza uma resenha nota 10.


Quem nunca se deparou com uma atividade escolar proposta pelo professor denominada de resenha crítica? Afinal, pode ser considerado um dos trabalhos mais solicitados pelos docentes.

Mas você sabe o que é uma resenha crítica? Continue acompanhando este post, pois daremos dicas de estrutura e exemplos para construir uma resenha crítica nota 10.

O que é uma resenha crítica?

Uma resenha crítica tem caráter analítico com função de interpretar um texto, livro ou capítulo, entre outros. Além da crítica, ela deve ter ideias e referências complementares.

No momento da escrita, é recomendável que outros autores e ideias sejam relacionados no texto, desde que façam referência ao mesmo tema. Para isso, o ideal seria antes fazer um fichamento para dar suporte à resenha.

Características de uma resenha crítica

Antes de começar a fazer uma resenha crítica é preciso saber que algumas características são essenciais para produzir um bom texto.

Assim como todo texto, a resenha crítica também deve apresentar simplicidade, clareza, concisão, objetividade e impessoalidade.

Além disso, outros pontos também devem ser levados em consideração, sendo:

Imparcialidade

Um dos pontos importantes para a resenha crítica é prezar pela imparcialidade, o resenhista deve se posicionar criticamente, apresentando aspectos positivos e negativos, sem defesa de lados ou interferência de aspectos externos ao texto.

Cientificidade

Assim como todo trabalho estudantil, a resenha crítica também deve ser pautada com cunho científico, levando em consideração a objetividade e impessoalidade.

Essencial

O ponto chave da resenha crítica é levar o leitor aos pontos mais importantes da obra, pois ele raramente está interessado em muitos detalhes ou pontos menos importantes.

Como fazer uma boa resenha crítica?

Por ser um texto argumentativo, a resenha crítica deve necessariamente apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Entretanto, ela deve aparecer de forma sútil, não tão demarcada, mas que permita identificação das partes.

Para construir uma resenha crítica não há necessariamente uma quantidade estipulada de páginas ou caracteres, tudo depende do tema abordado e qual será seu destino.

Tipos e formas de resenhas críticas

Por ser comum em ambiente acadêmico, a resenha crítica geralmente é apresentada de três formas: crítica, descritiva ou temática.

Crítica e descritiva

Para produzir estes tipo de resenha, é necessário que o resenhista se atenha a alguns pontos essenciais, sendo:

  • Identificação da obra: principais dados bibliográficos a serem apresentados;
  • Apresentação da obra:
  • Estrutura: situar o leitor sobre o conteúdo escrito;
  • Conteúdo: apresentação resumida do texto resenhado;
  • Análise: esta é a parte de expor a opinião. Mostre argumentos baseados em autores, fazendo comparações fundamentadas sobre aos assuntos.
  • Recomendação da obra: aqui a obra deve ser recomendada para o público alvo, sendo baseado em dados sociais ou pedagógicos.
  • Autor: apresentação do autor abordado na resenha. Deve se falar sobre vidas, obras e pesquisas.

Apesar da estrutura parecida, na resenha descritiva não deve ser exposta a opinião do resenhista.

Temática

A resenha temática é um conglomerado de vários textos com um mesmo tema. Geralmente, eles são dispostos da seguinte forma:

  • Apresentação do tema: situar o leitor sobre o assunto principal da resenha, que é o tema escolhido;
  • Resumo dos textos: os textos e as ideias centrais devem ser apresentados, abrangendo sobre o que cada autor diz sobre o assunto;
  • Conclusão: Após explicar os textos, é hora e apresentar a sua opinião, abordando a conclusão do tema tratado;
  • Fontes: apresentação de todas as fontes utilizadas no texto.

Como fazer a introdução de uma resenha?

Assim como todo texto, uma resenha bem estruturada orienta o leitor e faz com que ele queira continuar lendo sobre o assunto.

Para isso, alguns pontos importantes devem ser abordados na introdução, sendo:

  1. Os livros e suas características;
  2. A forma como o assunto é abordado;
  3. A tese e a intenção do autor;
  4. Necessidade de conhecimentos prévios sobre o tema;
  5. Qual o público-alvo do texto;
  6. Tratamento dado ao tema;
  7. Utilidade da obra ou tema para o leitor;
  8. Comparações da obra com outros similares, até mesmo de trabalhos do mesmo autor.

Construir uma resenha pode parecer fácil, mas é necessário cuidado, pois ela influencia na opinião do leitor e pode muitas vezes fazer que o mesmo nem chegue às obras.

Bom, agora que aprendemos os aspectos importantes de uma resenha crítica, é hora de começar a colocar em prática. Lembre-se de todas as dicas e produza uma resenha nota 10.

Foto de perfil Dinake Núbia
Por Dinake Núbia em 28/10/2020 18:36:46
Jornalista
Jornalista, apaixonada por coordenação e liderança de equipe. Experiência em jornalismo na Internet, assessoria de imprensa, edição de materiais gráficos, textos e vídeos.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!