← Mais dicas

Projeto Horta na Escola para a Educação Infantil

O que é um projeto horta na escola? A horta na escola é um projeto de atividade diferenciada no ambiente escolar através de ações de contato com a natureza.


Projeto Horta na Escola para a Educação Infantil
Projeto Horta na Escola para a Educação Infantil.

Ter contato com a natureza e saber como os alimentos são produzidos é uma oportunidade privilegiada para aquisição de conhecimentos, sobretudo na Educação Infantil.

Um projeto de horta na escola é uma forma de recuperar a relação das crianças com a natureza.

Para tanto, são trabalhadas as sensações – tato, olfato, visão, audição, paladar – bem como noções de trabalho coletivo, de paciência na espera pelas flores e frutos, responsabilidade com as plantinhas.

A realização de um projeto de horta na escola começa com um bom planejamento e muita vontade de proporcionar para as crianças esta experiência.

A participação das famílias e da comunidade é um diferencial para que o projeto traga bons resultados.

O que é um projeto horta na escola?

A horta na escola é um projeto de atividade diferenciada no ambiente escolar através de ações de contato com a natureza.

Todas as escolas têm um pedacinho de terreno em desuso, e este espaço pode se transformar em uma horta que será constituída e cuidada pelas próprias crianças.

A horta na escola pode contar com a ajuda das famílias e da comunidade, seja através de empréstimo de materiais, doação de sementes e mudas, ajuda com ferramentas mais complexas, dicas de cuidados com as plantas.

A horta na escola é uma oportunidade para que as crianças tenham contato direto com a natureza, o que é especialmente importante em cidades grandes, onde as crianças ficam por horas dentro de casas e apartamentos.

A horta na escola pode ser feita através de atividades complementares ou integrada nas disciplinas curriculares.

No caso da Educação Infantil, a horta na escola é um momento de ludicidade, onde as crianças aprenderão muitos conceitos enquanto “brincam” na horta.

Importância da horta na escola

Nem sempre as crianças têm a oportunidade de mexer com a terra, ter um contato mais direto com a natureza e seus recursos.

Sobretudo em cidades maiores, onde as dinâmicas são mais intensas, as crianças têm pouco contato com o meio natural. A horta na escola é uma oportunidade de permitir uma relação mais íntima da criança com o meio.

A horta na escola integra conhecimentos, conceitos e habilidades. Desenvolve o senso de coletividade, de responsabilidade, de paciência.

É uma possibilidade de exercer vários conhecimentos na prática. Além disso, permite uma ação conjunta entre a escola e a comunidade.

A horta no ambiente escolar permite que as crianças vejam qual a origem dos alimentos que consomem. As verduras, legumes e frutas, bem como temperos e chás podem ser usados nas refeições escolares, levadas para casa para compartilhar com a família ou doadas para a comunidade.

A criação de uma horta na escola pode ser um incentivo para que as famílias também busquem criar um ambiente assim em suas casas.

Com isso, podem ter contato com alimentos mais saudáveis, promovendo uma maior qualidade alimentar para as crianças também no lar.

Dicas para uma horta na escola

Algumas dicas importantes para construção de uma horta na escola são:

  • Escolha do local: o local deve ser acessível para as crianças, mas que também tenha alguma proteção para não haver danos ao local ou algum tipo de acidente. É importante observar as condições do solo, umidade e temperatura.
  • Adubação orgânica: a opção pela adubação orgânica garante que os alimentos produzidos terão qualidade e serão aptos para o consumo das crianças.
  • Compostagem: um sistema de compostagem pode ser criado e utilizado a partir dos resíduos gerados na própria escola. As crianças podem levar alguns tipos específicos de resíduos desde suas casas, conforme planejamento prévio.
  • Espaçamento das plantas e dimensões dos canteiros: a organização da horta precisa ser pensada de modo que as plantas sobrevivam e cresçam com saúde. Além disso, é necessário deixar um espaço para que as crianças transitem entre os canteiros. Pode ser necessária uma orientação profissional neste momento.
  • Manejo de Pragas e doenças: produtos orgânicos e sustentáveis são a melhor escolha para realizar o manejo da horta. Soluções naturais podem auxiliar muito no cuidado com as plantas. Também pode ser necessária uma orientação profissional neste momento.
  • Colheita: é um momento de grande alegria para as crianças, pois verão os resultados de seus esforços, principalmente de sua persistência e paciência.

Aproveitamento dos alimentos: os alimentos podem ser consumidos pelas crianças na própria escola, seja através do lanche diário ou com receitas feitas coletivamente.

Caso haja grande produção, poderão levar para casa ou doar para comunidade.

Foto de perfil Luana Caroline
Por Luana Caroline em 19/12/2020 08:39:58
Professora de Geografia
Mestra em Geografia (2014), Especialista em Neuropedagogia (2013), Especialista em Educação Profissional e Tecnológica (2018) e Graduada em Licenciatura em Geografia (2011).

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.