Projeto Família na Escola: 4 Atividades para Educação Infantil

O Projeto Família na Escola deve ter como objetivo a aproximação entre escola e família. Veja sugestão de 4 atividades para integrar a família na a família na escola.

Luana Caroline Pedagogia, Educação Escolar, Educação Infantil, Atividades Escolares Comunicar erro

O Projeto Família na Escola tem como base a ideia da superação da divisão entre escola e família da criança.

Muitas vezes parece que os dois ambientes – escola e a casa onde está a família – são espaços totalmente desconectados aos quais a criança vai por horas do seu dia, as intercalando até o fim da vida escolar.

Essa visão dicotomizada entre escola e a família causa muitas dúvidas sobre o papel de cada uma na vida da criança, como se fosse possível uma divisão de tarefas exata entre ambas.

A falta de conexão entre as famílias e a escola pode dificultar o desenvolvimento escolar do aluno, levando-o a ter maiores problemas de aprendizagem e até sociabilidade.

A escola entra de muitas formas na casa do aluno, seja através das tarefas que ele leva para fazer, os bilhetes que os professores ou coordenadores enviam, as histórias que o aluno conta sobre seu cotidiano na escola.

No entanto, nem sempre as famílias se fazem presentes na escola.

A família na escola ocorre em momentos esporádicos do ano, geralmente na entrega de boletim ou no término do período letivo em alguma apresentação cultural ou confraternização.

Um projeto de Família na Escola vai além do modelo já estabelecido de relação entre escolas e famílias, ampliando os laços e melhorando as possibilidades de desenvolvimento do aluno.

Com isso, o período da escolarização se torna mais leve e prazeroso, e os resultados são sentidos por todos os envolvidos no processo educativo.

Como é um projeto de Família na Escola?

O Projeto Família na Escola deve ter como objetivo a aproximação entre escola e família, ambas instituições importantes para a educação das crianças.

Os responsáveis pela elaboração do projeto devem ter em mente também quais objetivos desejam atingir através das ações.

Normalmente são pensadas atividades que levem efetivamente as famílias para dentro da escola, como um dia específico para comemoração da família. Mas isso não é suficiente.

Descobrir quais os talentos que existem nas famílias dos alunos, convidar familiares para ajudar em tarefas próprias da escola, realizar passeios, envolver as famílias nas diversas atividades são medidas que proporcionam uma aproximação.

Este projeto deve ser pensado na programação anual da escola, de modo que haja uma integração de várias atividades e momentos no decorrer do período letivo.

A ideia é que a família não vá para a escola apenas em dias especiais, de festividades, mas que seja parte das responsabilidades também, que tenha um papel ativo nas decisões e melhorias da escola.

4 sugestão de atividades para integrar a família na escola

  1. Gincana pais (ou responsáveis) e filhos: a gincana pode ser desenvolvida ao longo de semanas, ou mesmo do ano todo. Podem ser arrecadados materiais, realizadas atividades e ações sociais, promovidas disputas sadias entre as famílias.
  2. Dia da reforma na escola: é um dia dedicado para promoção de melhorias na estrutura da escola. Podem ser criados canteiros com flores, plantio de árvores, limpeza dos ambientes da escola, plantio de grama, instalação de mesas e bancos, pintura dos muros e paredes, reforma das mesas e cadeiras, dentre outros que visam melhorar a aparência e funcionalidade do espaço escolar.
  3. Ações em prol de uma causa: é uma ação na qual as famílias e a escola trabalham ao longo de um tempo – que pode ser o ano todo – em prol de uma causa comum. Essa ação pode visar melhorias na escola, ajudar pessoas da sociedade, construir um espaço coletivo, impulsionar ações sociais já existentes. É uma forma de trabalho conjunto e que tem como princípio uma boa atitude.
  4. Dia da Família na Escola: esta data já é realidade em vários locais do Brasil. O “Dia Nacional da Família na Escola” é comemorado no Brasil em 24 de abril. O lema para esta data é “Um dia para você dividir responsabilidades e somar esforços”. Cada Estado pode criar uma data própria para comemora o Dia da Família na Escola, e as ações são bastante variadas, indo desde reuniões, atividades lúdicas, apresentações culturais, dentre outras.

Há muitas maneiras para se criar uma maior integração entre as famílias e as escolas, sobretudo na Educação Infantil.

Isso parte de esforços tanto das escolas em pensar como levar as famílias para a escola, quanto das famílias em compreender a importância de um trabalho conjunto com as escolas para o desenvolvimento das crianças.