O Círculo de Fogo do Pacífico e a Falha de Santo André

Luana Caroline Geografia, Placas Tectônicas Erramos?

Círculo de Fogo do Pacífico é uma região marcada por forte atividade tectônica. A Falha de Santo André é uma falha geológica que se originou pelo afastamento de duas placas tectônicas. Confira!

O Círculo de Fogo do Pacífico e a Falha de Santo André
Capa: O Círculo de Fogo do Pacífico e a Falha de Santo André

O planeta Terra é formado a partir de três camadas principais reconhecidas: crosta terrestre (Litosfera), manto e núcleo. A crosta terrestre é constituída pelas placas tectônicas, as quais deslizam por sobre o manto.

Existem algumas regiões do globo onde as placas tectônicas realizam movimentos que ocasionam como consequência desastres naturais. Estas regiões são chamadas de “geologicamente instáveis”, especialmente pelo elevado risco de eventos naturais extremos.

Quer saber mais sobre um dos lugares do globo terrestre com maior instabilidade geológica, onde ocorrem muitos fenômenos como terremotos, tsunamis? Veja mais neste artigo sobre o Círculo de Fogo do Pacífico!

O que é o Círculo de Fogo do Pacífico?

É conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, ou Anel de Fogo do Pacífico, uma região do globo marcada por forte atividade tectônica. Isso ocorre porque estão presentes nesta região os limites de várias placas tectônicas.

As placas tectônicas são os blocos rochosos que formam a crosta terrestre, os quais flutuam sobre o manto. Estas placas produzem movimentos, podendo se distanciar, bem como flutuar lateralmente umas em relação às outras, mas também colidir.

O Círculo de Fogo do Pacífico está localizado no Norte do Oceano Pacífico. Seu nome deriva do formado que esta região possui, lembrando um anel, círculo ou ferradura. É uma região de intensa atividade geológica, sísmica (terremotos) e vulcânica (erupções).

Essa região do globo é considerada como uma das mais instáveis geologicamente, sendo que fenômenos naturais extremos podem acontecer e afetar as pessoas dos países que ficam na região.

O Círculo de Fogo do Pacífico e a Falha de Santo André
O Círculo de Fogo do Pacífico e a Falha de Santo André

Quais são os países que estão na região do Círculo de Fogo do Pacífico?

O Círculo do Fogo do Pacífico afeta de forma mais direta uma das regiões mais populosas do mundo, que é o continente asiático.

Porém, outras partes do mundo também sofrem indiretamente pelas dinâmicas geológicas naquela região. As regiões e países são mais comumente atingidos pelos eventos naturais são:

  • Japão
  • Alasca (EUA)
  • Costa oeste do Canadá e dos Estados Unidos
  • Costa oeste da América Central
  • Costa oeste da América do Sul
  • Tailândia
  • Indonésia
  • Malásia
  • Filipinas
  • Timor-Leste
  • Papua-Nova Guiné
  • Ilhas Salomão
  • Vanuatu
  • Tonga
  • Nova Zelândia
  • Algumas partes da Antártida.

O que acontece na região do Círculo de Fogo do Pacífico?

Como é uma região de forte instabilidade geológica, são comuns alguns dos piores eventos naturais, como terremotos e tsunamis. Essa região do globo é que mais registra casos de terremotos, os quais costumam produzir graves danos ambientais e sociais.

Há também massiva presença de vulcões, muitos dos quais em atividade, causando erupções.

Estes fenômenos naturais têm suas consequências potencializadas pelo fato de que atingem algumas das áreas mais habitadas do globo, causando não apenas mudanças na paisagem natural, mas também destruição de construções, inviabilização dos fluxos humanos, acidentes e mortes.

terremoto na Indonésia em 2018, um dos locais mais frequentemente afetados
Terremoto na Indonésia em 2018, um dos locais mais frequentemente afetados

O que é a Falha de Santo André?

Mais conhecida como Falha de San Andreas, essa condição foi criada pelas dinâmicas das placas tectônicas por sobre o manto terrestre. A Falha de Santo André é uma falha geológica que se originou pelo afastamento de duas placas tectônicas, sendo elas a Placa do Pacífico e a Placa Norte-Americana.

Essa falha é um ambiente de grande instabilidade geológica, e está localizada na América do Norte, mais precisamente na Califórnia, Estados Unidos.

Falha de San Andreas
Falha de San Andreas, Califórnia, Estados Unidos.

Essa possui cerca de 1300 km de extensão, e há um risco potencial de ocorrência de terremotos neste local. Há uma especulação de que uma ruptura nesta falha possa dividir a Califórnia, já que seu território é cortado de Norte a Sul.

Esse tipo de condição, assim como o Círculo de Fogo do Pacífico, são elementos naturais terrestres. No entanto, suas consequências atingem às populações, causando intensos desastres socioambientais.