O que são brisas e como elas ocorrem?

As brisas são fenômenos naturais que ocorrem por conta da pressão atmosférica. As brisas são classificadas em marítimas ou terrestres.

Luana Caroline Geografia, Brisas Marítimas, Clima, Meio Ambiente Comunicar erro

O que são brisas e como elas ocorrem?
Capa: O que são brisas e como elas ocorrem?

É comum ouvir as pessoas falando sobre a presença das brisas na região litorânea. Uma sensação de que o vento na praia é diferente do que no interior do continente.

E elas têm razão!

Existe uma forma de circulação dos ventos que é particular as regiões próximas ao mar. As brisas são classificadas em marítimas ou terrestres.

Ficou interessado em conhecer mais sobre as brisas? Continue lendo este artigo!

O que são Brisas?

As brisas são um tipo de circulação do vento (ar) que variam de leve até moderada intensidade na superfície terrestre.

Essa circulação particular dos ventos ocorre em uma porção mais baixa da atmosfera (ao entorno dos 200 metros de altitude).

Estes ventos são influenciados pelas condições locais, especialmente as formas do relevo e os obstáculos naturais. Os ventos mais fracos, com dominação local, são chamados de brisas.

A circulação do ar atmosférico tende a ocorrer das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão. A porção continental (terras) tende a se aquecer de forma mais rápida do que o oceano, mas também perde calor mais rapidamente.

O oceano demora mais para reter o calor, mas permanece com as águas aquecidas por mais tempo.

Por isso muitas pessoas gostam de entrar no mar no período da noite, quando as águas estão mais mornas do que a temperatura da parte continental.

A brisa, como um leve vento que é mais sentido nas porções litorâneas, carrega para dentro do continente um pouco deste calor que fica retido nas águas do oceano.

Por isso não há uma variação muito grande de temperatura diária nas regiões do litoral.

A temperatura costuma ter uma variação diária bem menor do que no interior do continente, onde a superfície aquece muito rapidamente, mas durante a noite perde temperatura também muito fácil.

O fenômeno da baixa amplitude térmica diária no litoral é chamado de maritimidade.

Como são classificadas as brisas?

Existe uma forma de circulação dos ventos que é particular as regiões próximas ao mar. As brisas são classificadas em marítimas ou terrestres.

Brisa marítima

A brisa marítima é um dos tipos de brisa existentes. É caracterizado pelo deslocamento de vento local do mar para terra durante o dia.

Esse sistema leva o frescor das águas do oceano, que demoram mais para que aquecer do que o continente, para as terras, deixando a sensação térmica mais amena.

Brisa terrestre

A brisa terrestre é o processo no qual o vento local sopra do continente para o oceano durante a noite.

A superfície terrestre resfria mais rapidamente do que o oceano, com isso, por conta da pressão, o deslocamento ocorre das terras para as águas do oceano.

Como ocorrem as brisas?

As brisas são fenômenos naturais que ocorrem por conta da pressão atmosférica. O ar quente é menos denso que ar frio, o que faz com que ele apresente-se mais leve.

Durante o dia, o continente é mais quente do que o oceano, já que a porção continental esquenta mais rapidamente do que a água.

Desta forma, as camadas de ar que estão em contato com a areia se aquecem com maior intensidade, ficando menos densas e subindo.

A superfície é então coberta pelo ar frio que está em contato com a água do oceano. A brisa se direciona, portanto, do mar para o continente (praia).

Representação de como ocorrem as brisas?

Representação de como ocorrem as brisas?

Já no período da noite ocorre o contrário.

O continente esfria mais rapidamente, enquanto a água do oceano ainda está aquecida. Portanto, o ar mais quente é o que está sobre o oceano, em contato com as águas.

Esse ar sobre, dando lugar ao ar frio que está sobre o continente. A brisa se direciona da terra para o mar neste processo.