É “Mau jeito” ou “Mal jeito”? Como escrever certo?

Sumaia Santana Português, Ortografia Erramos?

O uso do mau e mal traz muitas dúvidas. Pensando nisso, trouxemos esta explicação sobre o uso do mau e mal com uma expressão bastante conhecida. É "mau jeito" e "mal jeito" que escreve?

É “Mau jeito” ou “Mal jeito”? Como escreve certo?
Capa: É “Mau jeito” ou “Mal jeito”? Como escreve certo?

O uso do mau ou mal é uma das maiores dúvidas da Língua Portuguesa. Por exemplo, qual é o certo? Dormi de mau jeito ou de mal jeito? Para você descobrir, confira nossa explicação sobre a diferença entre mau e mal.

Qual a classe gramatical da palavra mau?

Mau é um adjetivo, ou seja, uma palavra que atribui característica, qualidade ou aspecto ao substantivo, neste caso, a característica, qualidade ou aspecto diz respeito a algo imperfeito, ruim e danoso.

O contrário de mau é bom, o plural é maus e o feminino é má. 

Exemplo: Ninguém quer trabalhar com ele devido suas brincadeiras de mau gosto.

Qual a classe gramatical da palavra mal?

A palavra mal é advérbio de modo e pode ser aplicada quando der ideia de “incorretamente”, “erradamente”. O advérbio tem as funções de empregar características aos verbos e também intensificar o adjetivo. 

O advérbio de modo é uma dos tipos de advérbios e indica qual o modo, a maneira que uma ação foi realizada. Alguns exemplos de advérbios de modo são as palavras melhor, pior e bem. 

Um exemplo de mal como advérbio de modo é: Ela insiste em preparar refeições, mesmo cozinhando muito mal.

A palavra mal também pode ser substantivo e passa as ideias de doença e também de algo nocivo e prejudicial e o plural é males. Um exemplo do uso do mal como substantivo é o ditado “Há males que vem para o bem”.

Afinal, qual o certo? Mau jeito ou Mal jeito?

O certo é mau jeito, porque a palavra mau está atribuindo uma característica, qualidade ou aspecto. yes

Por exemplo, quando alguém diz que “dormiu de mau jeito” ela quer dizer que dormiu em uma posição desconfortável que a fez sentir dor no corpo no dia seguinte.

Esse “mau jeito” é a qualidade/aspecto da posição do sono.

Para você não esquecer...

Mau: adjetivo e diz respeito a algo imperfeito, ruim e que traz prejuízo. O contrário de mau é bom.

Mal: como advérbio de modo tem sentido de “incorretamente”, “erradamente”. Mal também é substantivo como empregado para trazer as ideias de doença e algo nocivo. O contrário de mal é bom.