← Mais dicas

Qual a origem da expressão: A cobra vai fumar?

O ditado "a cobra vai fumar" é bastante conhecido, mas qual sua origem? O ano era 1942 e o presidente Getúlio Vargas anunciou que a participação na 2ª Guerra (em vigência desde 1939)... Confira!


Qual a origem da expressão: A cobra vai fumar?
Qual a origem da expressão: A cobra vai fumar?.

O significado da expressão “A cobra vai fumar” remete que alguém fará algo muito difícil, improvável e que tal ação mudará o curso das coisas.

Mas, você sabe quando esse ditado surgiu? Ele é mais antigo do que você imagina e tem um contexto histórico. Descubra aqui a incrível origem da expressão a cobra vai fumar!

A origem da expressão "A cobra vai fumar"

O ano era 1942 e o presidente Getúlio Vargas anunciou que a participação do Brasil na 2ª Guerra (em vigência desde 1939) não se limitaria ao fornecimento de matérias-primas como a borracha e a escolta dos navios da Marinha às embarcações vindas dos Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e União Soviética que vinham buscar mercadorias.

Getúlio declarou que o país iria participar ativamente no conflito. A fala do presidente foi recebida com deboche. O motivo para a descrença é que as Forças Armadas não tinham estrutura para participar de uma guerra, muito menos em outro continente.

A falta de confiança era tanta que um jornalista carioca teria dito que “era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra”. O desprestígio em relação ao país chegava ao ponto de algumas pessoas creditarem essa frase a Hitler.

O jornal chamado “E a cobra fumou”

Se a intenção era frustrar, a tentativa foi por água abaixo. Criada em 1943, a Força Expedicionário Brasileira (FEB) não se abalou, tanto que usou a ironia a seu favor.

A FEB tinha um jornal chamado “E a cobra fumou” e a imagem de uma cobra fumando um cachimbo, obra do Tenente-Coronel Senna Campos tornou-se o brasão da FEB.

Símbolo da cobra fumando um cachimbo. A cobra vai fumar.
Símbolo da cobra fumando um cachimbo.

Os 25 mil soldados brasileiros foram enviados à Itália entre os meses de junho e julho de 1944. A tropa uniu-se aos americanos e a missão era não deixar o forte exército alemão chegar à França.

Os soldados brasileiros estiveram presentes nas conquistas de Montecastelo, Masssarosa, Monte Prano, Camaiore, Castelnuovo e Montese.

Em relação à tomada de Montecastelo, o papel dos brasileiros é considerado fundamental e o fato foi concretizado no dia 21 de fevereiro de 1945 em aproximadamente 12 horas, após três meses de tentativas.

Um dos destaques da FEB foi o soldado paranaense Max Wolff Filho que tinha sido membro da Polícia Municipal do Rio de Janeiro e combatente nas Revoluções de 1930 e 1932.

Os saldos da participação do Brasil na 2ª Guerra foram 450 soldados mortos, mas também teve um lado positivo. Um dos frutos foi a modernização das Forças Armadas, com a criação de novos parâmetros para treinamentos militares, além de tornar-se o país mais importante da América do Sul.

Não falamos que a origem da expressão a cobra vai fumar era mesmo surpreendente? Quando alguém falar isso para você, se prepare!

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 15/08/2021 11:37:15
Redatora Web
Redatora freelancer com conhecimentos em SEO para produção de textos. Experiência na criação de artigos sobre concursos públicos, saúde física e mental, alimentação, autoconhecimento, seguros, locação de imóveis, construção/reforma e materiais de construção.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!